Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1963
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMEDEIROS, Melissa Soares-
dc.contributor.authorSOARES, Tassia Gabrielle Ponte Carneiro-
dc.date.accessioned2025-11-10T17:50:09Z-
dc.date.available2025-11-10T17:50:09Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationSOARES, Tassia Gabrielle Ponte Carneiro. Plataforma digital para estudo de lesões elementares em dermatologia na graduação e na atenção primária em saúde. 2025. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais) – Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1963-
dc.description.abstractO avanço das tecnologias digitais na área da saúde tem promovido mudanças significativas na educação médica, sobretudo após a pandemia de Covid-19, que impulsionou o uso de plataformas digitais como estratégias de ensino e aprendizagem. Neste contexto, este estudo teve como objetivo desenvolver e avaliar a DermaPlat®, uma plataforma móvel voltada à identificação de lesões dermatológicas elementares, destinada a acadêmicos de Medicina e médicos generalistas atuantes na Atenção Primária à Saúde. Trata-se de um estudo quantitativo, descritivo e experimental, realizado com 71 estudantes de Medicina e 30 médicos da atenção primária, que utilizaram a plataforma por um período de 60 dias. A avaliação da ferramenta foi feita por meio das escalas System Usability Scale (SUS) e Technology Acceptance Model (TAM), a fim de medir a usabilidade e a aceitação. Além disso, foi aplicado um teste virtual com 10 questões a estudantes divididos entre usuários e não usuários da DermaPlat®, com o objetivo de verificar o impacto da ferramenta no desempenho acadêmico. Os resultados demonstraram excelente aceitação e usabilidade da plataforma, tanto entre estudantes quanto entre médicos. A DermaPlat® foi percebida como clara, prática e útil na rotina acadêmica e clínica. Os estudantes que utilizaram a ferramenta apresentaram melhor desempenho no teste, o que indica potencial de reforço à aprendizagem. Entre os médicos, a plataforma foi valorizada como apoio ao diagnóstico clínico e à conduta em Dermatologia na atenção básica. Conclui-se que a DermaPlat® representa uma solução educacional inovadora e eficaz, capaz de contribuir para o ensino médico e para a melhoria do cuidado em saúde, ao favorecer diagnósticos mais precoces e encaminhamentos mais precisos, com impactos positivos tanto na formação profissional quanto nos desfechos assistenciais.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectensino médicopt_BR
dc.subjectaplicativos móveispt_BR
dc.subjectDermatologiapt_BR
dc.subjectplataforma educacionalpt_BR
dc.subjectAtenção primária à saúdept_BR
dc.titlePlataforma digital para estudo de lesões elementares em dermatologia na graduação e na atenção primária em saúdept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.title.inglesDigital Platform for Learning Elementary Dermatologic Lesions in Medical School and Primary Health Carept_BR
dc.description.resumo_abstracthe advancement of digital technologies in healthcare has brought significant changes to medical education, especially after the Covid-19 pandemic, which accelerated the adoption of digital platforms as teaching and learning strategies. In this context, this study aimed to develop and evaluate DermaPlat®, a mobile platform designed to assist in the identification of elementary dermatological lesions, intended for medical students and general practitioners working in Primary Health Care. This is a quantitative, descriptive, and experimental study, conducted with 71 medical students and 30 primary care physicians, who used the platform over a 60-day period. The evaluation was performed using the System Usability Scale (SUS) and the Technology Acceptance Model (TAM) to assess usability and user acceptance. Additionally, a virtual test consisting of 10 multiple-choice questions was applied to a group of students divided between users and non-users of DermaPlat®, aiming to measure its impact on academic performance. The results showed excellent usability and acceptance of the platform among both students and physicians. DermaPlat® was perceived as clear, practical, and useful in academic and clinical routines. Students who used the platform performed better in the test, indicating its potential to enhance learning. Among physicians, the tool was valued as a resource to support clinical diagnosis and decision-making in dermatological care within primary care settings. It is concluded that DermaPlat® is an innovative and effective educational solution, capable of contributing to medical training and improving healthcare quality by enabling earlier diagnoses and more accurate referrals, with positive impacts on both professional development and patient care outcomes.pt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais - Dissertações Defendidas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TÁSSIA GABRIELLE PONTE CARNEIRO SOARES.pdf4,81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.