Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1963
Título: Plataforma digital para estudo de lesões elementares em dermatologia na graduação e na atenção primária em saúde
Autor(es): SOARES, Tassia Gabrielle Ponte Carneiro
Orientador: MEDEIROS, Melissa Soares
Data do documento: 2025
Citação: SOARES, Tassia Gabrielle Ponte Carneiro. Plataforma digital para estudo de lesões elementares em dermatologia na graduação e na atenção primária em saúde. 2025. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais) – Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2025.
Resumo: O avanço das tecnologias digitais na área da saúde tem promovido mudanças significativas na educação médica, sobretudo após a pandemia de Covid-19, que impulsionou o uso de plataformas digitais como estratégias de ensino e aprendizagem. Neste contexto, este estudo teve como objetivo desenvolver e avaliar a DermaPlat®, uma plataforma móvel voltada à identificação de lesões dermatológicas elementares, destinada a acadêmicos de Medicina e médicos generalistas atuantes na Atenção Primária à Saúde. Trata-se de um estudo quantitativo, descritivo e experimental, realizado com 71 estudantes de Medicina e 30 médicos da atenção primária, que utilizaram a plataforma por um período de 60 dias. A avaliação da ferramenta foi feita por meio das escalas System Usability Scale (SUS) e Technology Acceptance Model (TAM), a fim de medir a usabilidade e a aceitação. Além disso, foi aplicado um teste virtual com 10 questões a estudantes divididos entre usuários e não usuários da DermaPlat®, com o objetivo de verificar o impacto da ferramenta no desempenho acadêmico. Os resultados demonstraram excelente aceitação e usabilidade da plataforma, tanto entre estudantes quanto entre médicos. A DermaPlat® foi percebida como clara, prática e útil na rotina acadêmica e clínica. Os estudantes que utilizaram a ferramenta apresentaram melhor desempenho no teste, o que indica potencial de reforço à aprendizagem. Entre os médicos, a plataforma foi valorizada como apoio ao diagnóstico clínico e à conduta em Dermatologia na atenção básica. Conclui-se que a DermaPlat® representa uma solução educacional inovadora e eficaz, capaz de contribuir para o ensino médico e para a melhoria do cuidado em saúde, ao favorecer diagnósticos mais precoces e encaminhamentos mais precisos, com impactos positivos tanto na formação profissional quanto nos desfechos assistenciais.
Palavras-chave: ensino médico
aplicativos móveis
Dermatologia
plataforma educacional
Atenção primária à saúde
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1963
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais - Dissertações Defendidas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TÁSSIA GABRIELLE PONTE CARNEIRO SOARES.pdf4,81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.