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dc.contributor.authorOLIVEIRA, Luciana Santos-
dc.date.accessioned2025-11-13T11:29:37Z-
dc.date.available2025-11-13T11:29:37Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Luciana Santos. Guia com sequência didática para o uso de leitura em sala de aula e seu impacto na percepção de estudantes de Medicina. 2025. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais) – Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1965-
dc.description.abstractA rápida expansão do conhecimento, aliada à carga horária extensa dos cursos de Medicina, tem motivado educadores a desenvolver técnicas de estudo que otimizem a utilização do tempo escasso destinado ao aprendizado. Entre as estratégias recomendadas, destaca-se a importância da leitura prévia dos conteúdos a serem ministrados, com o intuito de promover uma aprendizagem significativa e aumentar a concentração dos alunos durante exposições dialogadas. No entanto, muitos estudantes não realizam a leitura dos materiais como estratégia de aprendizagem pré-aula devido à excessiva carga horária do curso de Medicina. Diante desse cenário, este estudo tem como objetivo compreender a percepção dos estudantes de Medicina sobre o impacto da leitura em sala de aula, mediada por estratégias pedagógicas interativas com apoio de um guia de sequências didáticas. Adotou-se uma abordagem qualitativa do tipo pesquisa-intervenção, envolvendo 72 estudantes de Medicina. O estudo foi conduzido em cinco fases a partir de uma sequência didática desenvolvida na aula com os alunos: avaliação diagnóstica, leitura em sala de aula, explanação dialogada, discussão de casos clínicos e avaliação pós-intervenção. A aula incluiu o uso de quizzes, leitura de textos em sala e explanações interativas. Os resultados mostraram que a integração de tecnologias digitais, como jogos de perguntas e leitura em sala, promoveu maior interação e engajamento dos alunos. A percepção dos estudantes foi positiva, destacando a importância da mediação docente para a leitura realizada durante a aula. Essas ações resultaram em maior participação, concentração e satisfação dos alunos, contribuindo para o desenvolvimento de um "Guia para elaboração de sequência didática com a realização de leitura em sala e o uso de tecnologias educacionais", para que outros docentes possam replicar a estratégia pedagógica utilizada. A pesquisa conclui que a leitura em sala de aula, combinada com exposições dialogadas e o uso de tecnologias educacionais, favorece significativamente o processo de aprendizagem dos estudantes de Medicina, promovendo um aprendizado mais significativo, maior interação e retenção de conhecimento.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjecteducação médicapt_BR
dc.subjectsequência didáticapt_BR
dc.subjectleitura em sala de aulapt_BR
dc.subjecttecnologias educacionaispt_BR
dc.titleGuia com sequência didática para o uso de leitura em sala de aula e seu impacto na percepção de estudantes de Medicinapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.title.inglesA guide with a didactic sequence for the use of reading in the classroom and its impact on the perception of medical students.pt_BR
dc.description.resumo_abstractThe rapid expansion of knowledge, combined with the extensive workload of medical courses, has motivated educators to develop study techniques that optimize the use of scarce learning time. Among the recommended strategies is the importance of reading the content to be taught beforehand, in order to promote meaningful learning and increase students' concentration during lectures. However, many students do not read the materials as a pre-class learning strategy due to the excessive workload of the medical course. Given this scenario, the aim of this study was to understand students' perceptions of the impact of reading in the classroom on a medical course, during dialogic lectures with interactive pedagogical strategies, using a guide for designing didactic sequences. A qualitative action research approach was adopted, involving 72 medical students. The study was conducted in five phases based on a didactic sequence developed in class with the students: diagnostic assessment, reading in class, dialogical explanation, discussion of clinical cases and post-intervention assessment. The class included the use of quizzes, reading texts in class and interactive explanations. The results showed that the integration of digital technologies, such as quizzes and reading in class, promoted greater student interaction and engagement. The students' perception was positive, highlighting the importance of teacher mediation for reading during class. These actions resulted in greater student participation, concentration and satisfaction, contributing to the development of a “Guide to preparing a didactic sequence with reading in class and the use of educational technologies”, so that other teachers can replicate the pedagogical strategy used. The research concludes that reading in the classroom, combined with dialogic presentations and the use of educational technologies, significantly favors the learning process of medical students, promoting more meaningful learning, greater interaction and retention of knowledge.pt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais - Dissertações Defendidas

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