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https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1965| Título: | Guia com sequência didática para o uso de leitura em sala de aula e seu impacto na percepção de estudantes de Medicina |
| Autor(es): | OLIVEIRA, Luciana Santos |
| Data do documento: | 2025 |
| Citação: | OLIVEIRA, Luciana Santos. Guia com sequência didática para o uso de leitura em sala de aula e seu impacto na percepção de estudantes de Medicina. 2025. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais) – Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2025. |
| Resumo: | A rápida expansão do conhecimento, aliada à carga horária extensa dos cursos de Medicina, tem motivado educadores a desenvolver técnicas de estudo que otimizem a utilização do tempo escasso destinado ao aprendizado. Entre as estratégias recomendadas, destaca-se a importância da leitura prévia dos conteúdos a serem ministrados, com o intuito de promover uma aprendizagem significativa e aumentar a concentração dos alunos durante exposições dialogadas. No entanto, muitos estudantes não realizam a leitura dos materiais como estratégia de aprendizagem pré-aula devido à excessiva carga horária do curso de Medicina. Diante desse cenário, este estudo tem como objetivo compreender a percepção dos estudantes de Medicina sobre o impacto da leitura em sala de aula, mediada por estratégias pedagógicas interativas com apoio de um guia de sequências didáticas. Adotou-se uma abordagem qualitativa do tipo pesquisa-intervenção, envolvendo 72 estudantes de Medicina. O estudo foi conduzido em cinco fases a partir de uma sequência didática desenvolvida na aula com os alunos: avaliação diagnóstica, leitura em sala de aula, explanação dialogada, discussão de casos clínicos e avaliação pós-intervenção. A aula incluiu o uso de quizzes, leitura de textos em sala e explanações interativas. Os resultados mostraram que a integração de tecnologias digitais, como jogos de perguntas e leitura em sala, promoveu maior interação e engajamento dos alunos. A percepção dos estudantes foi positiva, destacando a importância da mediação docente para a leitura realizada durante a aula. Essas ações resultaram em maior participação, concentração e satisfação dos alunos, contribuindo para o desenvolvimento de um "Guia para elaboração de sequência didática com a realização de leitura em sala e o uso de tecnologias educacionais", para que outros docentes possam replicar a estratégia pedagógica utilizada. A pesquisa conclui que a leitura em sala de aula, combinada com exposições dialogadas e o uso de tecnologias educacionais, favorece significativamente o processo de aprendizagem dos estudantes de Medicina, promovendo um aprendizado mais significativo, maior interação e retenção de conhecimento. |
| Palavras-chave: | educação médica sequência didática leitura em sala de aula tecnologias educacionais |
| URI: | https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1965 |
| Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais - Dissertações Defendidas |
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