Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/2053
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorPORTO, Larissa de Carvalho-
dc.contributor.authorSOUSA, Yasmim Felix de-
dc.date.accessioned2025-12-23T20:03:09Z-
dc.date.available2025-12-23T20:03:09Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationSOUSA, Yasmim Felix de. O Aprender na Natureza: Uma Escola Waldorf de Ensino Infantil no Distrito de Parajuru – CE. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) – Centro Universitário Unichristus. Fortaleza, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/2053-
dc.description.abstractNos últimos anos tem se observado uma crescente demanda de crianças que buscam o acesso às escolas públicas municipais localizadas no distrito de Parajuru-CE, e os prédios existentes não conseguem atender de maneira satisfatória essa população, principalmente devido à sua estrutura de pequeno porte. Desse modo, o objetivo do presente trabalho é desenvolver o projeto arquitetônico de uma escola infantil que auxilie no aumento do alcance no atendimento educacional às crianças da comunidade. Orientada pela pedagogia Waldorf, de Rudolf Steiner, a escola foca no desenvolvimento humano de maneira holística e valoriza o aprender em contato com a natureza. Para o embasamento do trabalho, a metodologia utilizada correspondeu a pesquisa bibliográfica, estudos de projetos de referência, assim como o desenvolvimento de estudos sobre o local de implantação da escola, considerando o distrito e o município para análise. Assim foi possível desenvolver um projeto com um amplo programa de necessidades, que integra a natureza a sua formação e cria espaços lúdicos de aprendizados.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEscola Infantilpt_BR
dc.subjectEducação Waldorfpt_BR
dc.subjectArquitetura Sensorialpt_BR
dc.subjectCriança e naturezapt_BR
dc.subjectPsicologia Ambientalpt_BR
dc.titleO Aprender na Natureza: Uma Escola Waldorf de Ensino Infantil no Distrito de Parajuru – CEpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.title.inglesLearning in Nature: A Waldorf Early Childhood Education School in the District of Parajuru – CEpt_BR
dc.description.resumo_abstractIn recent years, there has been a growing demand from children seeking access to municipal public schools located in the district of Parajuru, Ceará. However, the existing buildings fail to adequately serve this population, mainly due to their small-scale structures. Thus, the objective of this work is to develop the architectural design of a preschool that helps expand the educational reach for children in the community. Guided by Rudolf Steiner's Waldorf pedagogy, the school emphasizes holistic human development and values learning in contact with nature. To support the project, the methodology included bibliographic research, studies of reference projects, and the analysis of the proposed school site, considering both the district and the municipality. This approach enabled the development of a design with a comprehensive program of requirements, integrating nature into the educational process and creating playful learning spaces.pt_BR
Aparece en las colecciones: Arquitetura e Urbanismo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Yasmim Felix de Sousa.pdf144,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.