Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/2053
Title: O Aprender na Natureza: Uma Escola Waldorf de Ensino Infantil no Distrito de Parajuru – CE
Authors: SOUSA, Yasmim Felix de
metadata.dc.contributor.advisor: PORTO, Larissa de Carvalho
Issue Date: 2024
Citation: SOUSA, Yasmim Felix de. O Aprender na Natureza: Uma Escola Waldorf de Ensino Infantil no Distrito de Parajuru – CE. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) – Centro Universitário Unichristus. Fortaleza, 2024.
Abstract: Nos últimos anos tem se observado uma crescente demanda de crianças que buscam o acesso às escolas públicas municipais localizadas no distrito de Parajuru-CE, e os prédios existentes não conseguem atender de maneira satisfatória essa população, principalmente devido à sua estrutura de pequeno porte. Desse modo, o objetivo do presente trabalho é desenvolver o projeto arquitetônico de uma escola infantil que auxilie no aumento do alcance no atendimento educacional às crianças da comunidade. Orientada pela pedagogia Waldorf, de Rudolf Steiner, a escola foca no desenvolvimento humano de maneira holística e valoriza o aprender em contato com a natureza. Para o embasamento do trabalho, a metodologia utilizada correspondeu a pesquisa bibliográfica, estudos de projetos de referência, assim como o desenvolvimento de estudos sobre o local de implantação da escola, considerando o distrito e o município para análise. Assim foi possível desenvolver um projeto com um amplo programa de necessidades, que integra a natureza a sua formação e cria espaços lúdicos de aprendizados.
Keywords: Escola Infantil
Educação Waldorf
Arquitetura Sensorial
Criança e natureza
Psicologia Ambiental
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/2053
Appears in Collections:Arquitetura e Urbanismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Yasmim Felix de Sousa.pdf144,16 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.