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https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/615
Título : | Aplicativo de Saúde Bucal para Educação Infantil |
Autor : | CAMPOS, Luciana Ferreira Xavier Amâncio |
metadata.dc.contributor.advisor: | ROLIM, Juliana Paiva Marques Lima |
Fecha de publicación : | 2017 |
Citación : | CAMPOS, Luciana Ferreira Xavier Amâncio. Aplicativo de Saúde Bucal para Educação Infantil. 2017.Dissertação (Mestrado Profissional em Tecnologia Minimamente Invasiva e Simulação na Área da Saúde) - Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2017. |
Resumen : | A cárie é um problema de Saúde Pública que afeta grande parte da população infantil no mundo. Estratégias educativas são preconizadas como forma de prevenção dessa doença. O uso da tecnologia aplicada à educação em saúde recebeu forte impulso com os aplicativos para dispositivos móveis. Os objetivos desta pesquisa foram desenvolver um jogo digital em formato de aplicativo para educação em saúde bucal, testar sua usabilidade com crianças da educação infantil e verificar a correlação entre o perfil sóciodemográfico da amostra e os resultados do teste de usabilidade. Participaram do estudo 43 alunos de uma escola da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza na faixa etária de 3 a 6 anos incompletos, separadas em três grupos (3, 4 e 5 anos). O aplicativo “1,2,3.... Escovar!” foi desenvolvido para as plataformas móveis Android™ e iOS™ e contém duas partes: Menu História e Menu Jogos. Os temas abordados no aplicativo foram cárie, dieta saudável e cariogênica, higiene bucal, relação entre dentes decíduos e permanentes e hábitos deletérios ligados a oclusopatias. O teste de usabilidade foi realizado na própria escola, através do método teste com técnica de observação. O instrumento de medição aplicado foi a Taxa de Sucesso do Usuário. A satisfação foi avaliada através da técnica de pesquisa com entrevista. Nos testes de efetividade total, as taxas de sucesso dos Menus História e Jogos foram, respectivamente, de 97,6% e 85,3%. Nos testes de eficiência total, o Menu História e o Menu Jogos obtiveram taxas de sucesso de, respectivamente, de 80,2% e de 82,1%. A avaliação de satisfação foi bastante positiva (99,7% de aprovação). Em relação ao desempenho por faixa etária, as crianças do grupo 3 anos demonstraram requerer maior necessidade de auxílio para navegabilidade durante o uso do aplicativo. A tela “Leve a comida saudável até a boca” obteve dificuldade de utilização devido ao desconhecimento dos alimentos saudáveis (p<0,001). O aplicativo desenvolvido obteve sucesso nos testes de usabilidade com crianças da educação infantil nas três vertentes avaliadas (efetividade, eficiência e satisfação). Os resultados obtidos nos testes de usabilidade não apresentaram relação estatística com o perfil sóciodemográfico da amostra. Contudo, é necessário reforço sobre dieta saudável para crianças e responsáveis. |
Descripción : | Caries is a public health problem that affects a large part of the world's children. Educational strategies are recommended as a way to prevent this disease. The use of technology applied to health education received a strong incentive with mobile apps. The objectives of this study were to develop an oral health education mobile game, to test its usability with preschool children and to verify the statistical correlation between the sociodemographic profile of the sample and the results of the usability test. The study included 43 students from a kindergarden school of Fortaleza's municipal school system, aged between 3 and 6 years, divided into three groups (3, 4 and 5 years old). The "1,2,3...Brush!" app was developed for Android™ and iOS™ mobile platforms. The app contains two parts: Story Menu and Game Menu. The game covered topics such as dental caries, healthy diet and cariogenic diet, oral hygiene, relationship between deciduous and permanent teeth and habits related to occlusion problems. The usability test was performed at the school, through the test method with observational technique. The measurement instrument applied was the User Success Rate. Satisfaction was assessed through interviews. In the tests of total effectiveness, the success rates of the Story and Game Menus were, respectively, 97.6% and 85.3% (p<0.001). In the tests of total efficiency, the Story Menu and the Game Menu obtained success rates of respectively 80.2% and 82.1% (p<0.0001). Satisfaction evaluation was very positive (99.7% approval). Regarding performance by age group, children in the 3-years old group demonstrated a greater need for navigability aid during the use of the app. The “Take the healthy food to the mouth” screen got difficult to use due to lack of knowledge of healthy foods (p<0.001). The “1,2,3...Brush!” app was successful in the usability tests for pre-school children in the three evaluated aspects (effectiveness, efficiency and satisfaction). The results obtained in the usability tests did not present a statistical correlation with the sociodemographic profile of the sample. However, strengthening on diet for children, parents and caregivers is necessary. |
Palabras clave : | Cárie Dentária Aplicativos Móveis Orientação Infantil |
URI : | http://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/615 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado Profissional em Tecnologia Minimamente Invasiva e Simulação na Área da Saúde - Dissertações Defendidas |
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