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Title: Desenvolvimento e Validação de um Aplicativo de Questões sobre Ortopedia e Traumatologia para Residentes
Authors: LIMA, Ramille Araújo
ALENCAR NETO, Jonatas Brito de
Keywords: Ortopedia
Treinamento por Simulação
Software
Issue Date: 2018
Citation: ALENCAR NETO, Jonatas Brito de. Desenvolvimento e Validação de um Aplicativo de Questões sobre Ortopedia e Traumatologia para Residentes. 2018.Dissertação (Mestrado Profissional em Tecnologia Minimamente Invasiva e Simulação na Área da Saúde) - Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2018.
Abstract: O uso de softwares e dispositivos de treinamento e simulação em saúde vem emergindo como opção ou até mesmo como principal escolha na formação de novos profissionais. Há poucos aplicativos ou softwares para treinamento de residentes em ortopedia, e estes apresentam algumas limitações como pouco número de questões, ausência de comentário e referência bibliográfica das questões. O objetivo deste estudo foi desenvolver e validar um aplicativo para smartphones de questões objetivas e casos clínicos sobre ortopedia e traumatologia para auxiliar alunos que estejam cursando a residência a obter aprovação na prova de Título de Especialista em Ortopedia e Traumatologia (TEOT) e realizar uma revisão integrativa da literatura sobre desenvolvimento de aplicativos móveis em ortopedia. Um estudo inicial foi realizado para a criação de um banco de questões. Tais questões foram criadas conforme as orientações de criação de questões do Comitê de Ensino e Treinamento (CET) da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT). O desenvolvimento técnico realizou-se para a plataforma iOS® e Android®, no Laboratório de Inovações Tecnológicas (LIT), do Centro Universitário Christus (Fortaleza-Ceará), com o auxílio de um webdesigner e um programador. O aplicativo, desenvolvido em língua portuguesa, é gratuito e não vinculado a nenhum website. Foi testada sua aplicabilidade com 132 participantes divididos em quatro grupos. Aplicouse o questionário validado System Usability Scale (SUS) e um questionário próprio validado para avaliar a praticidade e a exequibilidade do aplicativo como ferramenta adjuvante de aprendizado. Entre os 132 participantes, 55,3% (73/132) tem como sistema operacional o iOS®, enquanto 44,7% (59/132) utilizam Android®. Todos os 132 participantes (100%) disseram já ter utilizado algum aplicativo em seus smartphones, e apenas 6 (4,5%) citaram nunca ter utilizado aplicativos para fins acadêmicos. Há diferença estatística relevante quanto ao sistema operacional de preferência entre os quatro grupos (p-valor <0,001), porém sem importância estatística quanto ao uso de aplicativos previamente para afins acadêmicos. O aplicativo obteve escore SUS médio de 84,2 (desvio padrão de 10,8) com margem de erro de 1,9 (nota A+). O escore SUS teve variância entre 82,4 e 86,1 (IC 95%). O coeficiente alfa de Cronbach foi 0,797, configurando a amostra com um bom nível de confiabilidade. Concluímos que o aplicativo desenvolvido obteve êxito nos testes realizados podendo ser uma alternativa na educação médica na área ortopédica.
Description: The use of training software and health simulation devices has emerged as an option or even as the main choice in training new professionals. There are few applications or softwares for training residents of orthopedics, and these have some limitations such as few questions, absence of commentary, and bibliographic reference of the questions. The objective of this study was developing and validate a smartphone application of objective questions and clinical cases on orthopedics and traumatology to help students who are studying to obtain the Title of Specialist in Orthopedics and Traumatology (TEOT). An initial study was conducted to create a database of questions. These questions were created according to the guidelines for creating issues of the Teaching and Training Committee (TTC) of the Brazilian Society of Orthopedics and Traumatology (BSOT) and realize a complete review of the literature on mobile applications development in orthopedics. The technical development took place for the iOS® and Android® platform, at the Laboratory of Technological Innovations (LIT), at Christus University Center (Fortaleza-Ceará), with the assistance of a webdesigner and a programmer. The application, developed in Portuguese language is free and not linked to any website. Its applicability was tested with 132 participants divided into four groups. The validated System Usability Scale (SUS) questionnaire and a validated questionnaire were applied to assess the practicality and practicality of the application as an adjunct method of learning. Among the 132 participants, 55,3% (73/132) has iOS® as the operating system, while 44,7% (59/132) use Android®. All 132 participants (100%) said they had already used some applications on their smartphones, and only 6 (4.5%) cited having never used applications for academic purposes. There is a statistically significant difference between the four groups (p-value <0.001), but with no statistical significance regarding the use of previously used academic applications. The application obtained an average SUS score of 84,2 (standard deviation of 10.8) with a margin of error of 1.9 (A + score). The SUS score had a variance between 82.4 and 86.1 (95% CI). The Cronbach's alpha coefficient was 0.797, configuring the sample with a good level of reliability. We conclude that the developed application was successful in the tests performed and could be an alternative in medical education in the orthopedic area.
URI: http://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/616
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Tecnologia Minimamente Invasiva e Simulação na Área da Saúde - Dissertações Defendidas

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