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dc.contributor.advisorCAMPOS, Jocileide Sales-
dc.contributor.authorORIÁ, Rafaele Lima Batista-
dc.date.accessioned2019-02-25T12:23:19Z-
dc.date.available2019-02-25T12:23:19Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationORIÁ, Rafaele Lima Batista. Formação dos Profissionais de Apoio da Educação Especial pela Gamificação. 2017.Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Saúde) - Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/634-
dc.descriptionCurrently, the importance and necessity of Special Education has been growing and evolving widely worldwide. In Brazil, fortunately this reality is gradually becoming more and more present in public and private schools. Within this context, the professionals of support of the Special Education arise and the challenges in its formation, against the modern pedagogical requirements. It was noticed that there were municipal schools where there was the professional of support and this one did not have the specific and adequate knowledge in Special Education, for the professional exercise. In view of this, this research has, as a problem, the following question: How can the training of Special Education support professionals be done using gamification, aiming for a better qualification? For the answer to the problem established, the following general objective was drawn up to solve it: to understand how the training of the professionals of support of the Special Education of the City Hall of Fortaleza happens and to elaborate a formation for these professionals through gamification. In order to reach the stipulated objective, a mainly descriptive, qualitative (interview) and quantitative approach (a standard questionnaire of 33 questions, including open and closed multiple-choice semi-open-ended questions) was carried out within the scope of the City Hall Municipality of Fortaleza, in the period between the second semester of 2016 and the first semester of 2017, with a sample of 60 (sixty) support professionals, selected for random convenience, in a total population of 100 (one hundred) people. A game was developed with a modern methodology of distance learning, including 30 (thirty) training questions for support professionals, based on the results of interviews and questionnaires applied. Finally, it was possible to reach the objectives outlined for this research, among them, the creation of the game “Special Qualification”, as another option for training Special Education support professionals, thus contributing to a better qualification.-
dc.description.abstractAtualmente, a importância e a necessidade da Educação Especial vêm crescendo e evoluindo muito a nível mundial. No Brasil, felizmente essa realidade aos poucos está cada dia mais presente nas escolas públicas e privadas. Dentro deste contexto, surgem os profissionais de apoio da Educação Especial e os desafios na sua formação, face às exigências pedagógicas modernas. Percebeu-se que existiam escolas municipais onde havia o profissional de apoio e este não tinha o conhecimento específico e adequado em Educação Especial, para o exercício profissional. Em vista disso, esta pesquisa tem, como problema, o seguinte questionamento: Como a formação dos profissionais de apoio da Educação Especial pode ser feita utilizando a gamificação, visando uma melhor qualificação? Para a resposta ao problema estabelecido, traçou-se o seguinte objetivo geral para solucioná-lo: compreender como acontece a formação dos profissionais de apoio da Educação Especial da Prefeitura Municipal de Fortaleza e elaborar uma formação para esses profissionais através da gamificação. Com o intuito de atingir o objetivo estipulado, foi realizada uma pesquisa principalmente descritiva, de abordagem qualitativa (entrevista) e quantitativa (questionário-padrão de 33 perguntas, incluindo perguntas abertas e fechadas objetivas de múltipla escolha do tipo semiabertas), no âmbito da Prefeitura Municipal de Fortaleza, no período compreendido entre o 2° semestre do ano de 2016 e o 1° semestre de 2017, com uma amostra de 60 (sessenta) profissionais de apoio, selecionados por conveniência aleatória, em uma população total de 100 (cem) pessoas. Elaborou-se um game, com uma metodologia moderna de aprendizagem a distância, incluindo 30 (trinta) perguntas de formação para profissionais de apoio, com base no resultado das entrevistas e dos questionários aplicados. Enfim, conseguiu-se atingir os objetivos traçados para esta pesquisa, dentre eles, a criação do game “Qualificação Especial”, como mais uma opção de formação dos profissionais de apoio da Educação Especial, contribuindo assim para uma melhor qualificação.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação Especialpt_BR
dc.subjectProfissionais de Apoiopt_BR
dc.subjectFormação Profissionalpt_BR
dc.titleFormação dos Profissionais de Apoio da Educação Especial pela Gamificaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.title.inglesSpecial Education Support Professionals for Gamificationpt_BR
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