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dc.contributor.advisorPEIXOTO, Raquel Autran Coelho-
dc.contributor.authorBARRETO, Ricardo Monteiro de Sá-
dc.date.accessioned2019-02-25T12:48:24Z-
dc.date.available2019-02-25T12:48:24Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationBARRETO, Ricardo Monteiro de Sá. Avaliação Estruturada de Residentes em Habilidades de Endossuturas. 2018.Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Saúde) - Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/636-
dc.descriptionIntroduction: The simulation in medicine has been proposed as a teaching tool, creating scenarios with realistic situations, allowing the students evaluation and feedback at better conditions, more controlled and security. Educational methodology using cavity simulators for video surgery are increasingly present in the surgical skills training curricula. With same importance, the technical skills assessment instruments are widely used aiming evaluate the competence acquired with training. The present study uses two instruments to measure the general surgery trainees skills acquisition at an endorsements video simulations course. A digital application based on OSATS scale is made in order to facilitate the preceptors’ evaluations. Method: This is a prospective, quantitave, observacional study. Twelve surgery trainees attended to an endorsements training course with video simulators. The students' technical competence evolution is carried out by the evaluators during 7 (seven) months using the Objective Structured Assessements of Technical Skills - OSATS modified and the Skills Progression Scale and Endorsements Proficiency-EPP. The results were collected and statistically analyzed. The Structured Assessment App is tested by 13 (thirteen) preceptors and using a Likert scale questions the trainnes evaluate the course. Results: The competences assessed by OSATS and EPP, show significant chi-square test (p<0.01) results. The improvement acquisition of technical competence during the course was clearly demonstrated by both forms of evaluation. The App usability by the preceptors scored 90 (System Usability Scale – SUS), with standard deviation of 9,0 and a 0.767 Cronbach alpha coefficient, what characterize a good level of correlation. The simulated training course is well analyzed at Likert quiz. Conclusion: Simulation laboratory training is an important educational instrument to increase endorsements technical skills, as proved by structured scale evaluations. The modified OSATS demonstrates in detail this evolution, gradually scoring the technical proficiency variables. The Structured App Evaluation proved to be a useful, confident and valid tool for monitoring residents, in the teachers’ opinion.-
dc.description.abstractIntrodução: A simulação em medicina tem sido proposta como ferramenta de ensino, ao criar cenários com situações realísticas, permitindo a avaliação de alunos em melhores condições, mais controladas e seguras. As metodologias ativas de ensino, que utilizam simuladores de cavidades para vídeocirurgia, estão cada vez mais presentes nos currículos de treinamento em habilidades cirúrgicas. Com a mesma importância, o emprego de instrumentos de avaliação de habilidade técnicas é largamente utilizado, com o objetivo de avaliar o grau de competência adquirido nos treinamentos. O presente estudo utilizou duas escalas de avaliação, para analisar a aquisição de habilidades por residentes de cirurgia geral, no curso de treinamento para confecção de endossuturas, cuja parte prática é realizada em laboratório de simulação em habilidades cirúrgicas. Um aplicativo digital, baseado na escala de avaliação OSATS (Objective Structured Assessements of Technical Skills) é confeccionado, com a finalidade de facilitar a averiguação da evolução técnica do aluno, pelo preceptor. Material e Métodos: O estudo observacional, longitudinal, quantitativo prospectivo, realizado entre outubro/2016 e abril/2017, contou com a participação de 12 (doze) residentes de cirurgia, que realizaram o curso teórico e prático em endossutura, na Unichristus. A avaliação da progressão da competência técnica dos alunos foi realizada pelos avaliadores, durante 7 (sete) meses e medida pela escala OSATS modificada e Escala de Progressão de Habilidades e Proficiência em Endossuturas-EPP. Os dados coletados foram agrupados e estatisticamente tratados. O aplicativo digital designado "Avaliação para Proficiência Cirúrgica" é apreciado por 13 (treze) cirurgiões preceptores, enquanto que, por meio de questionário com respostas em escala Likert, os alunos avaliam o curso. Resultados: As competências avaliadas pelo OSATS, bem como pelo EPP, mostram resultados estatisticamente significantes em relação aos testes do qui-quadrado (p <0,01). Uma nítida ascensão na aquisição de competência técnica durante o curso é demostrada por ambas as formas de avaliação. A usabilidade do aplicativo pelos preceptores pontuou nota 90 no System Usability Scale – SUS, com desvio padrão de 9,0 e coeficiente alfa de Cronbach de 0,767, caracterizando um bom nível de confiabilidade. O treinamento simulado apresentou uma boa avaliação, na percepção da aprendizagem pelos alunos do curso. Conclusão: A simulação cirúrgica é de grande valia no incremento da aquisição de habilidades para confecção de endossuturas, conforme as aferições realizadas. O instrumento OSATS modificado apresenta esta evolução de forma mais detalhada, ao pontuar progressivamente, numa escala numérica, as variáveis relacionadas à proficiência técnica. O aplicativo digital mostrou ser um útil e válido instrumento de acompanhamento dos residentes, com confiabilidade nos resultados, na opinião dos avaliadores.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectTreinamento em Simulaçãopt_BR
dc.subjectCirurgia Laparoscópicapt_BR
dc.subjectAvaliação em Saúdept_BR
dc.subjectEducação Baseada em Competênciaspt_BR
dc.titleAvaliação Estruturada de Residentes em Habilidades de Endossuturaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.title.inglesStructured Assessment of Surgery Residents in Endosuture Skillspt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino em Saúde - Dissertações Defendidas

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