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dc.contributor.advisorOLIVEIRA, Cláudia Maria Costa de-
dc.contributor.authorSALES, Ivna Cavalcante Barros-
dc.date.accessioned2019-02-25T13:06:17Z-
dc.date.available2019-02-25T13:06:17Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationSALES, Ivna Cavalcante Barros. Registro Clínico Baseado em Problemas como Ferramenta de Aprendizagem do Médico na Residência de Clínica Médica. 2018. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Saúde) - Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/639-
dc.descriptionIntroduction: Competences, relevant in current medical teaching, are divided into dimensions such as cognitive, technical, contextual, integrative, affective, relational, and habits of mind. In the present study, a learning instrument, called a Problem Based Clinical Record (RBP), composed of an online list of patients' problems with their respective investigations and interventions, was developed and applied in the context of a medical residency program in Clinical Medicine. Objectives: To investigate the perception of resident physicians and preceptors about the use of RBP in the teaching-learning process and in the development of competences in its various dimensions, as well as to analyze the difficulties in its implementation. Methodology: 21 residents and 8 preceptors of the medical clinic service of the General Hospital of Fortaleza were included in the study, distributed in 3 focus groups with first-year residents, second year residents and preceptors, respectively, where they discussed the use of RBP in the service practice and its role in the development of medical competence dimensions. Participants' speech was analyzed using Bardin's content analysis. Results: In the inference of the discourses, 4 themes were identified: 1) RBP in the context of learning, which approaches the tool as a learning tool; 2) Competencies development, which addresses the dimensions of competencies and the factors that influenced their learning from the RBP; 3) Interaction of the service with the instrument, which discusses the utility of the RBP in the service and operation of the service independent of the instrument; 4) Difficulties in using the instrument, which reports the difficulties of preceptors and residents, and lack of feedback. Participants, despite the disagreement on some points, pointed to the RBP as a learning tool, facilitating the development of skills. The main difficulty presented was the lack of feedback. Conclusion: For the participants, the RBP is a learning tool that aided the development of competencies, but in order to have a better performance, feedback from the preceptors is necessary.-
dc.description.abstractIntrodução: As competências relevantes ao ensino médico atual são divididas em dimensões cognitivas, técnica, contextual, integrativa, afetiva, relacional e hábitos da mente. No presente estudo, um instrumento de aprendizagem, nomeado Registro Clínico Baseado em Problemas (RBP), composto por uma lista de problemas online dos pacientes com suas respectivas investigações e intervenções foi desenvolvido e aplicado no contexto de um programa de Residência Médica em Clínica Médica. Objetivos: Investigar a percepção dos médicos residentes e preceptores sobre a utilização do RBP no processo ensino-aprendizagem e no desenvolvimento de competências em suas várias dimensões, bem como analisar as dificuldades na sua implementação. Metodologia: Foram incluídos no estudo 21 residentes e 8 preceptores do serviço de Clínica Médica do Hospital Geral de Fortaleza, distribuídos em 3 grupos focais com os residentes do primeiro ano, do segundo ano e preceptores, respectivamente, onde dialogaram sobre a utilização do RBP na prática do serviço e seu papel no desenvolvimento de dimensões de competências médicas. A fala dos participantes foi interpretada utilizando a análise de conteúdo de Bardin. Resultados: Na inferência dos discursos, foram identificados 4 temas: 1) RBP no contexto da aprendizagem, que aborda a ferramenta como instrumento de aprendizagem; 2) Desenvolvimento de competências, que aborda as dimensões das competências e os fatores que influenciaram o seu aprendizado a partir do RBP; 3) Interação do serviço com o instrumento, que discorre sobre a utilidade do RBP no serviço e funcionamento do serviço independente do instrumento; 4) Dificuldades na utilização do instrumento, que relata as dificuldades dos preceptores e dos residentes, e a falta de feedback. Os participantes, apesar da discordância em relação a alguns pontos, apontaram o RBP como um instrumento de aprendizagem, facilitando o desenvolvimento de competências. A principal dificuldade apresentada foi a falta de feedback. Conclusão: Para os participantes, o RBP é uma ferramenta de aprendizagem que auxiliou o desenvolvimento de competências, porém, para ter melhor atuação, é necessária a realização do feedback pelos preceptores.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação Médicapt_BR
dc.subjectEducação Baseada em Competênciaspt_BR
dc.subjectInternato e Residênciapt_BR
dc.subjectRegistros Médicos Orientados a Problemaspt_BR
dc.titleRegistro Clínico Baseado em Problemas como Ferramenta de Aprendizagem do Médico na Residência de Clínica Médicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.title.inglesProblem-Based Clinical Record as a Medical Practitioner's Learning Tool at the Clinic Residencypt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino em Saúde - Dissertações Defendidas

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