Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/687
Título: Construção de uma Tecnologia de Fácil Acesso para Identificar e Prevenir as Repercussões da Síndrome da Respiração Bucal no Desenvolvimento Escolar
Autor(es): SANTOS, Crisanto Gomes dos
Orientador: SILVA, Anamaria Cavalcante e
Data do documento: 2018
Citação: SANTOS, Crisanto Gomes dos. Construção de uma Tecnologia de Fácil Acesso para Identificar e Prevenir as Repercussões da Síndrome da Respiração Bucal no Desenvolvimento Escolar. 2018.Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Saúde) - Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2018.
Resumo: As dificuldades de aprendizagem no Ensino Básico e Fundamental podem estar ligadas a transtornos individuais do aluno. Muitos fatores concorrem para que esse necessite de atenção especial. Entre os problemas que comprometem a aprendizagem escolar, as doenças obstrutivas das vias aéreas superiores ocupam papel de destaque, apesar da pouca importância que lhes é dada por parte dos docentes dessa faixa escolar. Em vista disso, esta pesquisa foi realizada, tomando por base os resultados de um questionário aplicado a 60 (sessenta) desses professores, selecionados por conveniência, no qual foi avaliado o grau de conhecimento dos mesmos a respeito da relação entre a Síndrome da Respiração Bucal e a deficiência de aprendizagem, assim como lhes foi solicitado que colocassem, por ordem de importância, os fatores que consideravam relevantes como causa de transtornos dodesenvolvimento escolar. Também foi avaliado seu grau de percepção dos sintomas e sinais clínicos dos respiradores bucais. Essa pesquisa tem como fim específico ocupar uma lacuna até então existente na moderna inserção de práticas pedagógicasem novos modelos de tecnologia de informação e comunicação, na forma da construção de um aplicativo progressivo para web, para facilitação da identificação precoce de alunos portadores da Síndrome da Respiração Bucal em sala de aula e seu oportuno encaminhamento paratratamento. O “Soneca” se ajusta a qualquer formato de acesso e uso, seja por computador, dispositivo móvel ou tablet, sendo utilizado como um aplicativo convencional com navegação. Tem a capacidade de funcionar mesmo em navegações instáveis ou off-line, podendo ser compartilhado com interações fáceis e rápidas. O aplicativo pode ser atualizado constantemente, com novas funções e informações. Os objetivos traçados para a pesquisa foram plenamente atingidos, com a criação dessa nova tecnologia de fácil acesso, como mais uma opção de formação especial, contribuindo para uma melhor qualificação dos docentes.
Descrição: Learning difficulties in Basic and Elementary Education may be related to individual student disorders.Many factors contribute to the need for special attention in some cases. Among the problems that compromise school learning, upper respiratory obstructive diseases play a prominent role, despite the low importance given to them by teachers. Based on the results of a questionnaire applied to 60 (sixty) of these teachers, selected for convenience, in which the degree of knowledge of these teachers was evaluated, regarding the relations between Mouth Breathing Syndrome and learning disabilities, as well as being asked to place, in order of importance, the factors that they considered relevant causes of school disorders. Their perception of the symptoms and clinical signs of mouth breathers was also evaluated. The purpose of this research is to fill a gap that has existed in the modern insertion of pedagogical practices into new models of information and communication technology, in the form of the construction of a progressive web application, to facilitate the early identification of students with Mouth Breathing Syndrome in the classroom and its timely referral for proper treatment. “Soneca” adjusts to any form of access and use, whether by computer, mobile device or tablet, and is used as a conventional navigation application.It has the ability to function even in unsteady or off-line navigations, and can be shared with easy and fast interactions. The application can be updated constantly, with new functions and information. The goals set for the research were fully achieved, with the creation of this new technology of easy access, as another option of special training, contributing to a better qualification of the teachers.
Palavras-chave: Dificuldade de aprendizagem
Respiração bucal
Síndrome da respiração bucal
Aplicativo
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/687
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino em Saúde - Dissertações Defendidas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CRISANTO GOMES DOS SANTOS.pdf2.82 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.