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Título: Desenvolvimento de um Atlas Digital e sua Utilização no Ambiente Moodle para Mediação do Ensino e Aprendizagem da Disciplina de Histologia
Autor(es): LEITE, Delano José Macêdo
Orientador: FONTENELE, Sheila Márcia de Araújo
Data do documento: 2018
Citação: LEITE, Delano José Macêdo. Desenvolvimento de um Atlas Digital e sua Utilização no Ambiente Moodle para Mediação do Ensino e Aprendizagem da Disciplina de Histologia. 2018.Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Saúde) - Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2018.
Resumo: O amplo uso das tecnologias tem tido grande impacto na Educação, surgindo, assim, novas metodologias de ensino e estratégias didáticas inovadoras, que sejam capazes de despertar maior interesse dos alunos. Isso contribui para que haja a necessidade de profissionais docentes com conhecimentos diversos, múltiplas habilidades e atitudes que possibilitem a autonomia dos alunos diante da aquisição do conhecimento. Essa autonomia dos acadêmicos propiciará o gerenciamento do seu aprendizado e uma atuação mais coerente com as necessidades da profissão, pensando especificamente no estudante, futuro profissional da área de saúde e nos direcionamentos do Ministério da Educação – MEC. Esse novo cenário didáticopedagógico gerou certa inquietação, levando a pensar em um produto educacional que pudesse contribuir para a melhoria do ensino-aprendizagem na disciplina de histologia por meio do desenvolvimento de um atlas digital para utilização no ambiente moodle. Para atingir esse objetivo, realizou-se uma pesquisa de natureza interventiva, na modalidade de pesquisa de aplicação, realizada em um centro universitário privado, localizado no município de Fortaleza, no período de um ano. Desenvolveu-se, como produto para essa pesquisa dissertativa, na plataforma moodle, um altas digital de histologia geral, fácil de utilizar e rico em informações sobre os tecidos. Este atlas foi dividido em treze capítulos, quatro de tecidos básicos e nove de histologia dos sistemas. Após a utilização desta ferramenta como recurso didático-pedagógico, os acadêmicos do curso de Nutrição passaram por uma avaliação de assimilação do conteúdo e obtiveram uma média superior quando comparados às outras turmas que não utilizaram o atlas como ferramenta de apoio. Foi também aplicado um questionário de satisfação com os acadêmicos que utilizaram o atlas; estes o consideraram de fácil compreensão, de boa qualidade e de grande proveito para a assimilação do conteúdo. Esses dados foram analisados tendo como embasamento teórico-educativo, a ideia de estimulo à pesquisa como método formativo, tendo ainda o questionamento reconstrutivo como traço distintivo desse entendimento de pesquisa, cuja referência foi o autor Pedro Demo (2011). Nesse sentido, entende-se que os resultados apontam que a utilização do atlas, como produto educacional, atende a diversos propósitos de aprendizagem, tais como estímulo à autonomia, à pesquisa e à interrelação entre os conteúdos ministrados. O atlas digital poderá sempre ser reformulado, melhorado e repensado como estratégia didática. Concluiu-se, com a experiência de elaborar um altas digital de histologia, como produto educacional e como estratégia didática, que deve procurar atender a quatro diretrizes quanto ao planejamento de aulas: a contextualização, a questão disparadora, a relação entre a teoria e a prática e a sistematização dos conteúdos.
Descrição: The wide use of technology has had a great impact on Education, resulting in new teaching methodologies and more innovative teaching strategies that are capable of attracting more of the students' interest. This contributes to the need for teaching professionals with diverse knowledge, multiple skills and attitudes that enable the students' autonomy in the acquisition of knowledge. This autonomy of the academics will facilitate the management of their learning and an action more coherent with the needs of the profession, thinking specifically about the student, the future professional of the health area and the directions of the Ministry of Education - MEC. This new didactic-pedagogical scenario generated some concern, leading to the thought of an educational product that could contribute to the improvement of teaching-learning in the discipline of histology through the development of a digital atlas for use in the moodle environment. In order to achieve this objective, a research of interventional nature was carried out, in the form of an application research, carried out in a private university center, located in the city of Fortaleza, during the period of one year. As a product for this dissertative research, the moodle platform has been developed as a digital, general histological instrument, easy to use and rich in information on tissues. This atlas was divided into thirteen chapters, four on basic tissues and nine systems histology. After using this tool as a didactic-pedagogical resource, the students of the Nutrition course underwent an evaluation of assimilation of the content and obtained a higher average when compared to the other groups which did not use the atlas as a support tool. A questionnaire of satisfaction was also applied with the academics using the atlas, who considered it to be easy to understand, of good quality and of great profit for assimilation of the content. These data were analyzed based on the theoretical-educational basis, the idea of stimulating research as a formative method, and also the reconstructive questioning as a distinctive feature of this research understanding, whose reference was the author Pedro Demo (2011). In this sense, it is understood that the results indicate that the use of the atlas, as an educational product, serves several learning purposes, such as stimulus to autonomy, research and interrelationship between the content being taught. The digital atlas can always be reformulated, improved and rethought as a didactic strategy. It was concluded with the experience of elaborating a digital histology piece, as an educational product and as a didactic strategy that calls for meeting four guidelines regarding lesson planning: contextualization, the triggering question, the relation between theory and practice and the systematization of contents.
Palavras-chave: Atlas digital
Histologia
Ensino
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/688
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino em Saúde - Dissertações Defendidas

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