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dc.contributor.advisorPEIXOTO, Raquel Autran Coelho-
dc.contributor.authorFREITAS, Cinthia Maria Andrade de-
dc.date.accessioned2019-07-26T17:56:39Z-
dc.date.available2019-07-26T17:56:39Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationFREITAS, Cinthia Maria Andrade de. Simulação realística no ensino da enfermagem: desafios e estratégias para a aplicação efetiva. 2019. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Saúde) - Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/794-
dc.description.abstractIntrodução: A simulação realística é inserida no contexto de formação em Enfermagem como um importante método de ensino aprendizagem que contribui para o desenvolvimento das habilidades e competências dos discentes. Objetivo: de desenvolver estratégias de suporte para a prática de simulação realística no ensinoaprendizagem da graduação em enfermagem a partir da análise diagnóstica da aplicação e seus desafios. Metodologia: Trata-se de um estudo exploratório com abordagem qualitativa e quantitativa, do tipo pesquisa-ação. A pesquisa teve como cenário principal o Hospital de Assistência Integral Simulada (HAIS) do Centro Universitário Christus, foi realizada no período de agosto de 2018 a janeiro de 2019, após aprovação do Comitê de Ética. Foram selecionados discentes do Curso de Enfermagem que utilizaram o recurso de simulação realística no HAIS no período de 2018.2 e os professores do Curso de enfermagem, que utilizam a simulação como estratégia de ensino. Para a coleta de dados com os discentes utilizou-se um roteiro prévio com entrevista semiestruturada, com os docentes foi realizado um seminário com o intuito de definir determinantes de sucesso, dificuldades e estratégias para melhoria das atividades em simulação. Resultados: Participaram da pesquisa 100 alunos, estes valorizaram as práticas simuladas, e sugeriram melhorias quanto a desenvolvimento docente, utilização de roteiros de aula, tempo de duração das aulas e número de alunos em cada sessão. Tivemos a participação de 12 docentes, os principais fatores de sucesso para a simulação realística percebidos no seminário foram integração curricular, preparo prévio dos alunos e prática do feedback. Os obstáculos mais discutidos foram: necessidade de capacitação docente e de maior participação na construção de cenários clínicos, número de alunos elevado e ambiência inadequada para a prática de feedback. A partir dos resultados foi elaborado um website para o ensino em simulação, com possibilidade de comunidade de prática entre docentes da área da saúde. Conclusão: A utilização da simulação realística na formação acadêmica pode contribuir efetivamente para o alcance do perfil de profissional exigido pelo mercado de trabalho, no entanto, para o êxito desta estratégia de ensino, é necessário aplicá-la de maneira adequada.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectTreinamento por simulaçãopt_BR
dc.subjectEducação em enfermagempt_BR
dc.subjectEducação em Saúdept_BR
dc.titleSimulação realística no ensino da enfermagem: desafios e estratégias para a aplicação efetivapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.title.inglesRealistic simulation in nursing teaching: challenges and strategies for effective applicationpt_BR
dc.description.resumo_abstractIntroduction: The realistic simulation is inserted in the context of Nursing training as an important method of teaching learning that contributes to the development of skills and competences of students. Objective: to develop support strategies for realistic simulation practice in teaching-nursing undergraduate learning from the diagnostic analysis of the application and its challenges. Methodology: This is an exploratory study with a qualitative and quantitative approach, of the research-action type. The main scenario was the Simulated Comprehensive Care Hospital (SCCH) of Christus University Center, which was carried out from August 2018 to January 2019, after approval by the Ethics Committee. Students of the Nursing Course who realistic simulation resource in the SCCH in the period of 2018.2 and the teachers of the Nursing Course, who use simulation as a teaching strategy. In order to collect data with the students, a pre-script with a semi-structured interview was used, with the teachers a seminar was held with the purpose of defining success determinants, difficulties and strategies to improve simulation activities. Results: 100 students took part in the study, which evaluated the simulated practices and suggested improvements in teacher development, use of lesson plans, length of class and number of students in each session. We had the participation of 12 faculties, the main success factors for the realistic simulation perceived in the seminar were curricular integration, previous preparation of students and practice of feedback. The most discussed obstacles were: the need for teacher training and greater participation in the construction of clinical scenarios, a high number of students and an inadequate environment for the practice of feedback. From the results, a website was created for teaching in simulation, with possibility of a community of practice among health professors. Conclusion: The use of realistic simulation in academic training can effectively contribute to the achievement of the professional profile required by the labor market, however, for the success of this teaching strategy, it is necessary to apply it properly.pt_BR
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