Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/794
Title: Simulação realística no ensino da enfermagem: desafios e estratégias para a aplicação efetiva
Authors: FREITAS, Cinthia Maria Andrade de
metadata.dc.contributor.advisor: PEIXOTO, Raquel Autran Coelho
Issue Date: 2019
Citation: FREITAS, Cinthia Maria Andrade de. Simulação realística no ensino da enfermagem: desafios e estratégias para a aplicação efetiva. 2019. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Saúde) - Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2019.
Abstract: Introdução: A simulação realística é inserida no contexto de formação em Enfermagem como um importante método de ensino aprendizagem que contribui para o desenvolvimento das habilidades e competências dos discentes. Objetivo: de desenvolver estratégias de suporte para a prática de simulação realística no ensinoaprendizagem da graduação em enfermagem a partir da análise diagnóstica da aplicação e seus desafios. Metodologia: Trata-se de um estudo exploratório com abordagem qualitativa e quantitativa, do tipo pesquisa-ação. A pesquisa teve como cenário principal o Hospital de Assistência Integral Simulada (HAIS) do Centro Universitário Christus, foi realizada no período de agosto de 2018 a janeiro de 2019, após aprovação do Comitê de Ética. Foram selecionados discentes do Curso de Enfermagem que utilizaram o recurso de simulação realística no HAIS no período de 2018.2 e os professores do Curso de enfermagem, que utilizam a simulação como estratégia de ensino. Para a coleta de dados com os discentes utilizou-se um roteiro prévio com entrevista semiestruturada, com os docentes foi realizado um seminário com o intuito de definir determinantes de sucesso, dificuldades e estratégias para melhoria das atividades em simulação. Resultados: Participaram da pesquisa 100 alunos, estes valorizaram as práticas simuladas, e sugeriram melhorias quanto a desenvolvimento docente, utilização de roteiros de aula, tempo de duração das aulas e número de alunos em cada sessão. Tivemos a participação de 12 docentes, os principais fatores de sucesso para a simulação realística percebidos no seminário foram integração curricular, preparo prévio dos alunos e prática do feedback. Os obstáculos mais discutidos foram: necessidade de capacitação docente e de maior participação na construção de cenários clínicos, número de alunos elevado e ambiência inadequada para a prática de feedback. A partir dos resultados foi elaborado um website para o ensino em simulação, com possibilidade de comunidade de prática entre docentes da área da saúde. Conclusão: A utilização da simulação realística na formação acadêmica pode contribuir efetivamente para o alcance do perfil de profissional exigido pelo mercado de trabalho, no entanto, para o êxito desta estratégia de ensino, é necessário aplicá-la de maneira adequada.
Keywords: Treinamento por simulação
Educação em enfermagem
Educação em Saúde
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/794
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino em Saúde - Dissertações Defendidas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CINTHIA MARIA ANDRADE DE FREITAS.pdf1.31 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.