Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/796
Title: O modelo muçulmano de desenvolvimento
Authors: CIDRÃO, Taís Vasconcelos
metadata.dc.contributor.advisor: COUTINHO, Carlos Marden Cabral
Issue Date: 2018
Citation: CIDRÃO,Taís Vasconcelos.O Modelo Muçulmano de Desenvolvimento. 2018. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Direito) - Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2018.
Abstract: Investiga o modelo muçulmano de desenvolvimento. Ele existe? Começou-se a analisar, mediante um estudo eminentemente bibliográfico e documental, o motivo por que os países do MENA (Middle East and North Africa) não se encaixam no modelo ocidental de desenvolvimento, que, por sua vez, foi eleito paradigma para fins de comparação. Dentre elas, duas razões se destacam: uma de conteúdo sóciopolítico e outra de orientação econômica. Somente com base no estudo acerca do paradigma ocidental (com ênfase em dois grandes pilares: a democracia e os direitos humanos/fundamentais) é que se passou à análise dos pontos de divergências e também de possíveis convergências entre os dois modelos de desenvolvimento. Fala-se em modelos de desenvolvimento (no plural), porque é factível se pensar em diversas versões de mundo em que cada nação seja livre para encontrar os próprios modelos de desenvolvimento, que não necessariamente convergem rumo a uma equivalência para com o padrão ocidental. Ao final do trabalho, restou claro que, apesar das peculiaridades da sua história (ou justamente em razão dela), a solução para o maior problema do mundo muçulmano, que segundo a Organização das Nações Unidas é o défice democrático na região, está dentro da própria religião islâmica e não fora dela.
Keywords: Instituições
Democracia
Islã
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/796
Appears in Collections:Mestrado Acadêmico em Direito - Dissertações Defendidas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TAÍS VASCONCELOS CIDRÃO.pdf1,17 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.