Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/800
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorNOGUEIRA, Ingrid Correia-
dc.contributor.authorGONDIM, Victor José Timbó-
dc.date.accessioned2019-08-06T18:01:20Z-
dc.date.available2019-08-06T18:01:20Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationGONDIM, Victor José Timbó. Desenvolvimento de um aplicativo de anatomia humana em cabeça e pescoço para ensino. 2019. Dissertação (Mestrado Profissional em Tecnologia Minimamente Invasiva e Simulação na Área da Saúde) - Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/800-
dc.description.abstractINTRODUÇÃO: A Anatomia Humana está no alicerce de todas as profissões que lidam com a saúde. Conhecê-la é fundamental para interpretar exames, além de diminuir iatrogenias. Com demandas maiores de conhecimento, as tecnologias móveis são um método de fácil acesso, o que disponibiliza mais conteúdos. Podem se inserir técnicas de gamificação, que aplicam elementos de jogos além do entretenimento. OBJETIVO: Desenvolver um aplicativo móvel, voltado para a anatomia humana em Cabeça e Pescoço. MÉTODO: Foi realizada uma revisão sistemática da literatura, bem como uma análise dos aplicativos mais baixados na Apple Store para auxiliar no desenvolvimento do aplicativo. Foram inseridas 53 ilustrações anatômicas e 61 de Tomografia Computadorizada humana em Cabeça e Pescoço provenientes de um banco de dados on-line no aplicativo. RESULTADOS: De 184 artigos, permaneceram 6, dos quais 1 sobre membrana timpânica, 1 estudando cérebro, 2 de anatomia geral e 1 de plexo braquial. De 240 aplicativos mais baixados na Seção Medicina, 12 são para o estudo de anatomia, sendo todos gratuitos, com 8 com opções de compra para acesso completo. Nove eram gerais, sendo 3 deles com focos específicos. Foi desenvolvido um aplicativo de cabeça e pescoço que identifica na tomografia ou na lâmina anatômica escolhida os marcos anatômicos mais relevantes na prática, por meio de marcadores puntiformes. Há exercícios em que foi apresentado o nome de uma estrutura, devendo, em seguida, identifica-la entre opções. Essa ferramenta foi criada para ajudar a consolidar os conhecimentos com estratégias de gamificação, como sistemas de metas, medalhas e troféus. CONCLUSÃO: A criação de um aplicativo de anatomia humana em Cabeça e Pescoço aliado a radiologia torna o aplicativo inovador, diante de muitas das opções levantadas.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAplicativos Móveispt_BR
dc.subjectAnatomiapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.titleDesenvolvimento de um aplicativo de anatomia humana em cabeça e pescoço para ensinopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.title.inglesDevelopment of a human head and neck anatomy application for teachingpt_BR
dc.description.resumo_abstractINTRODUCTION: Human Anatomy is on the basis of all occupations that deal with health. Knowing it is fundamental to interpreting exams, in addition to decreasing iatrogenies. With greater demands for knowledge, mobile technologies are a method of easy access, which provides more content. Gamification techniques can be introduced, which apply elements of games beyond entertainment. OBJECTIVE: To develop a mobile application, focused on the human anatomy of the head and neck. METHODS: A systematic review of the literature was performed as well as an analysis of the most downloaded applications in the Apple Store to aid in application development. A total of 53 anatomical illustrations and 61 human and computerized tomography images of the head and neck were inserted from an on-line database in the application. RESULTS: Of 184 articles, 6 remained, of which 1 on tympanic membrane, 1 studying brain, 2 with general anatomy and 1 with brachial plexus. Of the 240 most downloaded applications in the Medicine Section, 12 are for anatomy study, all being free, with 8 with purchase options for full access. Nine were general, 3 of them with specific foci. A head and neck application has been developed that identifies the most relevant anatomical landmarks in the chosen tomography or anatomical blade by means of punctiform markers. There are exercises in which the name of a structure was presented, and then identifies it among options. This tool was created to help consolidate knowledge with gamification strategies, such as goal, medal and trophy systems. CONCLUSION: The creation of a human anatomy application in Head and Neck with allied with radiology makes the application innovative, faced with many of the options raised.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Tecnologia Minimamente Invasiva e Simulação na Área da Saúde - Dissertações Defendidas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VICTOR JOSÉ TIMBÓ.pdf1.87 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.