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https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/800
Título: | Desenvolvimento de um aplicativo de anatomia humana em cabeça e pescoço para ensino |
Autor(es): | GONDIM, Victor José Timbó |
Orientador: | NOGUEIRA, Ingrid Correia |
Data do documento: | 2019 |
Citação: | GONDIM, Victor José Timbó. Desenvolvimento de um aplicativo de anatomia humana em cabeça e pescoço para ensino. 2019. Dissertação (Mestrado Profissional em Tecnologia Minimamente Invasiva e Simulação na Área da Saúde) - Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2019. |
Resumo: | INTRODUÇÃO: A Anatomia Humana está no alicerce de todas as profissões que lidam com a saúde. Conhecê-la é fundamental para interpretar exames, além de diminuir iatrogenias. Com demandas maiores de conhecimento, as tecnologias móveis são um método de fácil acesso, o que disponibiliza mais conteúdos. Podem se inserir técnicas de gamificação, que aplicam elementos de jogos além do entretenimento. OBJETIVO: Desenvolver um aplicativo móvel, voltado para a anatomia humana em Cabeça e Pescoço. MÉTODO: Foi realizada uma revisão sistemática da literatura, bem como uma análise dos aplicativos mais baixados na Apple Store para auxiliar no desenvolvimento do aplicativo. Foram inseridas 53 ilustrações anatômicas e 61 de Tomografia Computadorizada humana em Cabeça e Pescoço provenientes de um banco de dados on-line no aplicativo. RESULTADOS: De 184 artigos, permaneceram 6, dos quais 1 sobre membrana timpânica, 1 estudando cérebro, 2 de anatomia geral e 1 de plexo braquial. De 240 aplicativos mais baixados na Seção Medicina, 12 são para o estudo de anatomia, sendo todos gratuitos, com 8 com opções de compra para acesso completo. Nove eram gerais, sendo 3 deles com focos específicos. Foi desenvolvido um aplicativo de cabeça e pescoço que identifica na tomografia ou na lâmina anatômica escolhida os marcos anatômicos mais relevantes na prática, por meio de marcadores puntiformes. Há exercícios em que foi apresentado o nome de uma estrutura, devendo, em seguida, identifica-la entre opções. Essa ferramenta foi criada para ajudar a consolidar os conhecimentos com estratégias de gamificação, como sistemas de metas, medalhas e troféus. CONCLUSÃO: A criação de um aplicativo de anatomia humana em Cabeça e Pescoço aliado a radiologia torna o aplicativo inovador, diante de muitas das opções levantadas. |
Palavras-chave: | Aplicativos Móveis Anatomia Ensino |
URI: | https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/800 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Tecnologia Minimamente Invasiva e Simulação na Área da Saúde - Dissertações Defendidas |
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