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dc.contributor.advisorOLIVEIRA, Claudia Maria Costa de-
dc.contributor.authorSÁ, Raphael Colares de-
dc.date.accessioned2019-08-26T13:26:49Z-
dc.date.available2019-08-26T13:26:49Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationSÁ, Raphael Colares de. Uso do logbook como instrumento de avaliação e autoavaliação das habilidades técnicas no internato hospitalar de enfermagem: a percepção discente. 2019. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Saúde) - Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/803-
dc.description.abstractA avaliação quantitativa das habilidades técnicas dos estudantes de enfermagem se faz necessária em conjunto com outros instrumentos de avaliação. Destaca-se assim, o logbook, com escasso relato no curso de enfermagem, instrumento no qual os alunos mantêm um registro dos pacientes observados ou dos procedimentos executados, em um instrumento escrito próprio ou em meio digital. Este estudo tem por objetivo analisar a utilização de um logbook impresso como instrumento de avaliação e autoavaliação quantitativa das habilidades técnicas oportunizadas durante o internato hospitalar de enfermagem em um centro universitário. Trata-se de uma pesquisa-ação de caráter exploratório, desenvolvida a partir de método misto, com abordagem quanti-qualitativa, realizado no Centro Universitário Christus – Unichristus. Os participantes foram acadêmicos da graduação em enfermagem da referida instituição cursando a disciplina de Estágio Supervisionado II, equivalente ao internato hospitalar de enfermagem. A pesquisa ocorreu em três etapas: coleta da opinião dos especialistas; construção e aplicação do logbook impresso; e realização dos grupos focais. Os dados foram coletados no período de janeiro a junho de 2019, apresentados com base na análise quantitativa descritiva, sendo os dados qualitativos avaliados através da análise de conteúdo. O consenso dos enfermeiros especialistas resultou em 24 habilidades técnicas que compuseram o logbook impresso. A aplicação do logbook demonstrou que apenas o exame físico, a evolução de enfermagem e o curativo simples foram oportunizadas por todos os discentes. Na percepção dos discentes, o logbook foi considerado fácil e prático de utilizar, sendo feito a proposta de uma versão digital. Quanto ao uso do logbook como instrumento de autoavaliação e avaliação docente, os discentes concordaram que o instrumento foi mais adequado para autoavaliação, e os alunos poderiam refletir sobre sua experiência prática e identificar pontos que poderiam melhorar, o que os estimulava a buscar oportunidades de praticar as habilidades técnicas elencadas. Em relação à função de contribuir para a avaliação docente, o logbook foi considerado inadequado para avaliar o desempenho do estudante pelo professor, uma vez que quantidade não necessariamente determina qualidade. Observou-se que os campos de prática são deficientes em oferecer oportunidades de treinamento técnico aos estudantes, sendo necessário recorrer a estratégias que supram essas necessidades. O logbook, utilizado de forma adicional a outras estratégias, como o portfólio e o hospital simulado, poderá contribuir para a formação dos discentes, preparando-os para o enfrentamento dos desafios da vida profissional.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEnfermagempt_BR
dc.subjectAvaliação Educacionalpt_BR
dc.subjectAutoavaliaçãopt_BR
dc.titleUso do logbook como instrumento de avaliação e autoavaliação das habilidades técnicas no internato hospitalar de enfermagem: a percepção discentept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.title.inglesUse of the logbook as a tool for assessment and self-assessment of technical skills in nursing hospital boarding: student perceptionpt_BR
dc.description.resumo_abstractThe quantitative assessment of the technical skills of nursing students is required in combination with other assessment instruments. Thus, the logbook stands out, with poor reporting in the nursing course, an instrument in which students keep a record of the patients observed or the procedures performed, in a printed logbook or in a digital media. This study aims to analyze the use of a printed logbook as an instrument for quantitative assessment and self-assessment of the technical skills provided during the nursing internship in a university center. This is an exploratory action-research, developed from a mixed method, with a quanti-qualitative approach, performed at the Centro Universitário Christus – Unichristus. The participants were undergraduate nursing students from that institution attending the nursing internship. The research consisted of three stages: collection of expert’s opinions; construction and application of the printed logbook; and realization of focus groups. Data were collected in the period from January to June 2019, presented on the descriptive quantitative analysis, and the qualitative data were evaluated through content analysis. The consensus of the specialist nurses resulted in 24 technical skills that made up the printed logbook. The application of the logbook showed that only the physical examination, the nursing evolution and the simple dressing were provided by all students. In students' perception, the logbook was considered easy and practical to use, and a digital version was proposed. Regarding the use of the logbook as an instrument for self-assessment and teacher assessment, the students agreed that the instrument was more suitable for self-assessment, and the students could reflect on their practical experience and identify points that could be improved, which encouraged them to seek opportunities to practice the technical skills listed. Regarding the contribution to the teacher evaluation, the logbook was considered inadequate to evaluate the student's performance by the teacher, since quantity does not necessarily determine quality. It was observed that the practice fields are deficient in offering technical training opportunities to students, and it is necessary to resort to strategies that meet these needs. The logbook, used in addition to other strategies, such as the portfolio and the simulated hospital, may contribute to the training of students, preparing them to face the challenges of professional life.pt_BR
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