Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/803
Título: Uso do logbook como instrumento de avaliação e autoavaliação das habilidades técnicas no internato hospitalar de enfermagem: a percepção discente
Autor(es): SÁ, Raphael Colares de
Orientador: OLIVEIRA, Claudia Maria Costa de
Data do documento: 2019
Citação: SÁ, Raphael Colares de. Uso do logbook como instrumento de avaliação e autoavaliação das habilidades técnicas no internato hospitalar de enfermagem: a percepção discente. 2019. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Saúde) - Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2019.
Resumo: A avaliação quantitativa das habilidades técnicas dos estudantes de enfermagem se faz necessária em conjunto com outros instrumentos de avaliação. Destaca-se assim, o logbook, com escasso relato no curso de enfermagem, instrumento no qual os alunos mantêm um registro dos pacientes observados ou dos procedimentos executados, em um instrumento escrito próprio ou em meio digital. Este estudo tem por objetivo analisar a utilização de um logbook impresso como instrumento de avaliação e autoavaliação quantitativa das habilidades técnicas oportunizadas durante o internato hospitalar de enfermagem em um centro universitário. Trata-se de uma pesquisa-ação de caráter exploratório, desenvolvida a partir de método misto, com abordagem quanti-qualitativa, realizado no Centro Universitário Christus – Unichristus. Os participantes foram acadêmicos da graduação em enfermagem da referida instituição cursando a disciplina de Estágio Supervisionado II, equivalente ao internato hospitalar de enfermagem. A pesquisa ocorreu em três etapas: coleta da opinião dos especialistas; construção e aplicação do logbook impresso; e realização dos grupos focais. Os dados foram coletados no período de janeiro a junho de 2019, apresentados com base na análise quantitativa descritiva, sendo os dados qualitativos avaliados através da análise de conteúdo. O consenso dos enfermeiros especialistas resultou em 24 habilidades técnicas que compuseram o logbook impresso. A aplicação do logbook demonstrou que apenas o exame físico, a evolução de enfermagem e o curativo simples foram oportunizadas por todos os discentes. Na percepção dos discentes, o logbook foi considerado fácil e prático de utilizar, sendo feito a proposta de uma versão digital. Quanto ao uso do logbook como instrumento de autoavaliação e avaliação docente, os discentes concordaram que o instrumento foi mais adequado para autoavaliação, e os alunos poderiam refletir sobre sua experiência prática e identificar pontos que poderiam melhorar, o que os estimulava a buscar oportunidades de praticar as habilidades técnicas elencadas. Em relação à função de contribuir para a avaliação docente, o logbook foi considerado inadequado para avaliar o desempenho do estudante pelo professor, uma vez que quantidade não necessariamente determina qualidade. Observou-se que os campos de prática são deficientes em oferecer oportunidades de treinamento técnico aos estudantes, sendo necessário recorrer a estratégias que supram essas necessidades. O logbook, utilizado de forma adicional a outras estratégias, como o portfólio e o hospital simulado, poderá contribuir para a formação dos discentes, preparando-os para o enfrentamento dos desafios da vida profissional.
Palavras-chave: Enfermagem
Avaliação Educacional
Autoavaliação
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/803
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino em Saúde - Dissertações Defendidas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RAPHAEL COLARES DE SÁ.pdf4.22 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.