Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/804
Title: OSCE-3D: Um sistema de simulação tridimensional para uso em avaliações tipo exame clínico objetivo estruturado
Authors: FARIA, Alexandre Loureiro
metadata.dc.contributor.advisor: JUNIOR, Arnaldo Aires Peixoto
Issue Date: 2019
Citation: FARIA, Alexandre Loureiro. OSCE-3D: Um sistema de simulação tridimensional para uso em avaliações tipo exame clínico objetivo estruturado. 2019. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Saúde) - Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2019.
Abstract: Nas últimas décadas, o rápido avanço das descobertas científicas e a crescente complexidade dos procedimentos médicos impuseram mudanças significativas nas formas de ensinar. Métodos de avaliação e de ensino utilizados no passado passaram a ser complementados por outras estratégias objetivando garantir a aquisição de competências e habilidades necessárias ao profissional de saúde. O uso da simulação realística e do método de avaliação tipo OSCE (Objetctive Structured Clinical Examination) vêm sendo algumas dessas estratégias e têm ganhando espaço como excelentes opções para treinamento e avaliação durante a formação na área da saúde. O presente trabalho teve como objetivo desenvolver e avaliar a usabilidade de um sistema informatizado interativo de simulação realística que utiliza tecnologia de imagens tridimensionais (3D) e recursos de realidade virtual, denominado OSCE-3D, que possa vir a ser utilizado como método de treinamento e avaliação tipo OSCE. Além disso, foi também objetivo desse trabalho comparar a ansiedade de alunos submetidos ao método de avaliação tipo OSCE tradicional e ao OSCE simulado através do sistema desenvolvido. A metodologia de desenvolvimento empregada baseou-se nos passos utilizados para a construção de softwares de simulação do tipo “Serious Game”. Um total de 39 alunos do 6º semestre do curso de medicina do Centro Universitário Chrisitus participou de forma voluntária da avaliação do OSCE-3D. A avaliação da usabilidade do sistema foi realizada por meio de questionário baseado na System Usability Scale (SUS). Para medir a ansiedade dos alunos, foi utilizado o Inventário de Ansiedade Traço-Estado (IDATE). O resultado obtido por meio da escala de avaliação da usabilidade apresentou um escore médio total de 75,4 com margem de erro de 3,2, valor considerado bom conforme a literatura. Quanto à avaliação comparativa da ansiedade dos alunos antes do OSCE tradicional e do OSCE-3D, houve diferença com significância entre a média dos valores obtidos pela escala IDATE (vs. ; p<0,001). Esse trabalho permitiu, portanto, o desenvolvimento de um sistema de simulação realística em 3D para estações de avaliação prática do tipo OSCE, que mostrou, mesmo ainda em fase de protótipo, uma boa usabilidade e a possibilidade de gerar menor grau de ansiedade dos alunos quando comparado com avaliações através de estações tradicionais do tipo OSCE.
Keywords: Simulação por computador
Ensino
Avaliação
Realidade Virtual
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/804
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino em Saúde - Dissertações Defendidas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ALEXANDRE LOUREIRO FARIA.pdf2,8 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.