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Título : OSCE-3D: Um sistema de simulação tridimensional para uso em avaliações tipo exame clínico objetivo estruturado
Autor : FARIA, Alexandre Loureiro
metadata.dc.contributor.advisor: PEIXOTO JUNIOR, Arnaldo Aires
Fecha de publicación : 2019
Citación : FARIA, Alexandre Loureiro. OSCE-3D: Um sistema de simulação tridimensional para uso em avaliações tipo exame clínico objetivo estruturado. 2019. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Saúde) - Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2019.
Resumen : Nas últimas décadas, o rápido avanço das descobertas científicas e a crescente complexidade dos procedimentos médicos impuseram mudanças significativas nas formas de ensinar. Métodos de avaliação e de ensino utilizados no passado passaram a ser complementados por outras estratégias objetivando garantir a aquisição de competências e habilidades necessárias ao profissional de saúde. O uso da simulação realística e do método de avaliação tipo OSCE (Objetctive Structured Clinical Examination) vêm sendo algumas dessas estratégias e têm ganhando espaço como excelentes opções para treinamento e avaliação durante a formação na área da saúde. O presente trabalho teve como objetivo desenvolver e avaliar a usabilidade de um sistema informatizado interativo de simulação realística que utiliza tecnologia de imagens tridimensionais (3D) e recursos de realidade virtual, denominado OSCE-3D, que possa vir a ser utilizado como método de treinamento e avaliação tipo OSCE. Além disso, foi também objetivo desse trabalho comparar a ansiedade de alunos submetidos ao método de avaliação tipo OSCE tradicional e ao OSCE simulado através do sistema desenvolvido. A metodologia de desenvolvimento empregada baseou-se nos passos utilizados para a construção de softwares de simulação do tipo “Serious Game”. Um total de 39 alunos do 6º semestre do curso de medicina do Centro Universitário Chrisitus participou de forma voluntária da avaliação do OSCE-3D. A avaliação da usabilidade do sistema foi realizada por meio de questionário baseado na System Usability Scale (SUS). Para medir a ansiedade dos alunos, foi utilizado o Inventário de Ansiedade Traço-Estado (IDATE). O resultado obtido por meio da escala de avaliação da usabilidade apresentou um escore médio total de 75,4 com margem de erro de 3,2, valor considerado bom conforme a literatura. Quanto à avaliação comparativa da ansiedade dos alunos antes do OSCE tradicional e do OSCE-3D, houve diferença com significância entre a média dos valores obtidos pela escala IDATE (vs. ; p<0,001). Esse trabalho permitiu, portanto, o desenvolvimento de um sistema de simulação realística em 3D para estações de avaliação prática do tipo OSCE, que mostrou, mesmo ainda em fase de protótipo, uma boa usabilidade e a possibilidade de gerar menor grau de ansiedade dos alunos quando comparado com avaliações através de estações tradicionais do tipo OSCE.
Descripción : In the last decades, the rapid advance of scientific discoveries and the increasing complexity of medical procedures have imposed significant changes in the ways of teaching. Methods of evaluation and teaching used in the past began to be complemented with other strategies aiming to guarantee the acquisition of skills and abilities needed by the health professional. The use of realistic simulation and the OSCE (Objetctive Structured Clinical Examination) evaluation method have been some of these strategies and have been gaining ground as excellent options for training and evaluation during healthcare training. The objective of this work was to develop and evaluate the usability of a realistic interactive simulation computer system using three-dimensional (3D) imaging technology and virtual reality resources, called OSCE-3D, that can be used in training and evaluation. In addition, it was also the objective of this work to compare the students anxiety before stations of the traditional OSCE type evaluation method and the simulated OSCE through the developed system. . The development methodology employed was based on the steps used for the construction of simulation software of the "Serious Game" type. A total of 39 students from the 6th semester of the medical course of the University Center Chrisitus voluntarily participated in the evaluation of the OSCE-3D. The evaluation of the usability of the system was performed through a questionnaire based on the Sistem Usability Scale (SUS). To measure student anxiety, the State-Trait Anxiety Inventory (STAI) was used. The result obtained through the usability evaluation scale presented a mean score of 75.4 with a margin of error of 3.2, considered as good according to the literature. As for the comparative evaluation of students' anxiety before the traditional OSCE and the OSCE-3D, there was a significant difference between the mean values obtained by the IDATE scale (vs.; p <0.001). This work allowed, therefore, the development of a realistic 3D simulation system for OSCE-type practical evaluation stations, which showed, even in the prototype phase, good usability and a lower effect on students' degree of anxiety in compared to evaluations through traditional OSCE-type stations.
Palabras clave : Simulação por computador
Ensino
Avaliação
Realidade Virtual
URI : https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/804
Aparece en las colecciones: Mestrado Profissional em Ensino em Saúde - Dissertações Defendidas

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