Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/952
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPEIXOTO JUNIOR, Arnaldo Aires-
dc.contributor.authorLIMA, Carlos José Mota de-
dc.date.accessioned2020-01-27T19:05:29Z-
dc.date.available2020-01-27T19:05:29Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationPEIXOTO JUNIOR, Arnaldo Aires. Desenvolvimento e validação de um aplicativo para ensino de eletrocardiograma para alunos de graduação. 2018. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Saúde) - Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/952-
dc.description.abstractConsiderando a importância do eletrocardiograma e sua ampla disponibilidade nas unidades de saúde, desde as mais básicas até as mais especializadas, o aprendizado durante a graduação em Medicina torna-se essencial. Os objetivos do estudo foram: desenvolver um aplicativo considerando os objetivos de aprendizagem sugeridos por um time de professores e especialistas; avaliar a satisfação, funcionalidade e usabilidade do aplicativo por estudantes de Medicina; avaliar a eficiência do aplicativo em relação à aprendizagem por estudantes de Medicina; avaliar o potencial e as deficiências do aplicativo por profissionais especialistas na área de Medicina. Este estudo foi composto de duas fases, sendo a primeira de caráter metodológico, caracterizada pela construção de um instrumento de ensino, já a segunda, de intervenção e exploratória, de natureza quantitativa. O aplicativo foi desenvolvido para plataformas iOS e Android. Pela aplicação do questionário SUS aos alunos que tiveram acesso ao software, o aplicativo obteve escore de 85,3, valor que representa classificação de A+ na escala de Sauro e Lewis, além de ter sido avaliado como útil pelos mesmos alunos. O software foi considerado adequado para ser utilizado como ferramenta de ensino-aprendizagem pelos docentes especialistas. Em relação à aprendizagem, os alunos que fizeram uso do APP obtiveram, em relação ao número de acertos total de questões, uma razão de prevalência de 1,23 (1,14 – 1,33) vezes superior do que os que não utilizaram o aplicativo (p<0,001). Também houve uma melhora em relação à aprendizagem sobre frequência cardíaca, o eixo cardíaco e condução intraventricular nestes alunos que usaram o programa. O aplicativo mostrou-se importante como ferramenta de apoio à aprendizagem em eletrocardiograma, contribuindo para a formação de graduandos em Medicina, podendo ser utilizado também como método auxiliar no estudo de eletrocardiograma para médicos.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEletrocardiogramapt_BR
dc.subjectAplicativos Móveispt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectSaúdept_BR
dc.subjectCardiologiapt_BR
dc.titleDesenvolvimento e validação de um aplicativo para ensino de eletrocardiograma para alunos de graduaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.title.inglesDevelopment and validation of an electrocardiogram teaching app for undergraduatespt_BR
dc.description.resumo_abstractConsidering the importance of the electrocardiogram and its wide availability in health units from the most basic to the most specialized, learning during medical graduation becomes essential. The objectives of the study were: to develop an application considering the learning objectives suggested by a team of teachers and specialists; evaluate the satisfaction, functionality and usability of the application by medical students; evaluate the effectiveness of the application in relation to learning by medical students; assess the potential and shortcomings of the application by medical professionals. It was a study composed of two phases, the first one of methodological character, characterized by the construction of an educational instrument, and the second of intervention and exploratory, and of a quantitative nature. The application was developed for iOS and Android platforms. By applying the SUS questionnaire to students who had access to the software, the application obtained a score of 85.3, which represents A + rating on the Sauro and Lewis scale, and was evaluated as useful by the same students. The software was considered adequate to be used as a teaching-learning tool by the specialist teachers. In relation to learning, a prevalence ratio of total hits of 1.23 (1.14 - 1.33) times higher in students who used the application (p <0.001) was observed. There was also an improvement in learning about heart rate, cardiac axis and intraventricular conduction in these students who used the application. The application proved useful as a tool to support learning on electrocardiogram. It contributes to the training of undergraduates in medicine, and may also be useful as an auxiliary method in the study of electrocardiograms for physicians.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino em Saúde - Dissertações Defendidas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CARLOS JOSÉ MOTA DE LIMA.pdf2.21 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.