Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/952
Título : | Desenvolvimento e validação de um aplicativo para ensino de eletrocardiograma para alunos de graduação |
Autor : | LIMA, Carlos José Mota de |
metadata.dc.contributor.advisor: | PEIXOTO JUNIOR, Arnaldo Aires |
Fecha de publicación : | 2018 |
Citación : | PEIXOTO JUNIOR, Arnaldo Aires. Desenvolvimento e validação de um aplicativo para ensino de eletrocardiograma para alunos de graduação. 2018. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Saúde) - Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2018. |
Resumen : | Considerando a importância do eletrocardiograma e sua ampla disponibilidade nas unidades de saúde, desde as mais básicas até as mais especializadas, o aprendizado durante a graduação em Medicina torna-se essencial. Os objetivos do estudo foram: desenvolver um aplicativo considerando os objetivos de aprendizagem sugeridos por um time de professores e especialistas; avaliar a satisfação, funcionalidade e usabilidade do aplicativo por estudantes de Medicina; avaliar a eficiência do aplicativo em relação à aprendizagem por estudantes de Medicina; avaliar o potencial e as deficiências do aplicativo por profissionais especialistas na área de Medicina. Este estudo foi composto de duas fases, sendo a primeira de caráter metodológico, caracterizada pela construção de um instrumento de ensino, já a segunda, de intervenção e exploratória, de natureza quantitativa. O aplicativo foi desenvolvido para plataformas iOS e Android. Pela aplicação do questionário SUS aos alunos que tiveram acesso ao software, o aplicativo obteve escore de 85,3, valor que representa classificação de A+ na escala de Sauro e Lewis, além de ter sido avaliado como útil pelos mesmos alunos. O software foi considerado adequado para ser utilizado como ferramenta de ensino-aprendizagem pelos docentes especialistas. Em relação à aprendizagem, os alunos que fizeram uso do APP obtiveram, em relação ao número de acertos total de questões, uma razão de prevalência de 1,23 (1,14 – 1,33) vezes superior do que os que não utilizaram o aplicativo (p<0,001). Também houve uma melhora em relação à aprendizagem sobre frequência cardíaca, o eixo cardíaco e condução intraventricular nestes alunos que usaram o programa. O aplicativo mostrou-se importante como ferramenta de apoio à aprendizagem em eletrocardiograma, contribuindo para a formação de graduandos em Medicina, podendo ser utilizado também como método auxiliar no estudo de eletrocardiograma para médicos. |
Palabras clave : | Eletrocardiograma Aplicativos Móveis Ensino Saúde Cardiologia |
URI : | https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/952 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado Profissional em Ensino em Saúde - Dissertações Defendidas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
CARLOS JOSÉ MOTA DE LIMA.pdf | 2.21 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.