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https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/956
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | KUBRUSLY, Marcos | - |
dc.contributor.author | MENDES, Cláudia Martins | - |
dc.date.accessioned | 2020-01-28T16:53:01Z | - |
dc.date.available | 2020-01-28T16:53:01Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | MENDES, Cláudia Martins. Desenvolvimento de aplicativo móvel para um processo de ensino-aprendizagem construtivo: uma aplicação em um curso de medicina. 2019. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Saúde) - Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/956 | - |
dc.description.abstract | Os dispositivos móveis digitais têm sido cada vez mais incorporados ao processo educacional e considerados como um bom recurso pedagógico para facilitar o processo de ensino-aprendizagem e, consequentemente, a construção do conhecimento dos discentes. Entretanto, o uso indevido de dispositivos móveis na sala de aula como, por exemplo, para acesso a mídias sociais durante as atividades de ensino pode causar distrações e gerar um impacto negativo no processo de ensino-aprendizagem. O objetivo deste estudo foi conhecer a percepção discente do uso de dispositivo móvel digital em sala de aula e desenvolver um aplicativo para facilitar o processo de ensino-aprendizagem. Para tanto, na primeira fase da pesquisa, por meio de questionários, foi avaliada a percepção discente do uso de dispositivos móveis no processo de ensino-aprendizagem, bem como verificada a percepção docente sobre a temática da pesquisa. Responderam aos questionários 299 discentes e 28 docentes de um curso de Medicina. Para validação do aplicativo desenvolvido, alguns discentes (104) participaram ao teste de usabilidade do aplicativo (System Usability Scale - SUS) e ainda, ao teste de avaliação quanto à sua utilidade, baseado por meio do Davis Technology Acceptance Model (TAM). Os resultados revelaram que 94,8% dos discentes usam o tempo destinado a aula para fins não relacionados ao conteúdo ministrado. 87,6% dos discentes usam de 1-30 vezes o smartphone durante a aula. 67% dos discentes relatam sentir incomodados com o uso de smartphones por seus colegas, porém 57,8% usam dispositivos digitais independente de qualquer fator. Ao longo do curso, os discentes tendem a considerar o uso de dispositivos móveis menos nocivos. Um terço dos docentes participantes da pesquisa não possui conhecimento de como usar dispositivos móveis para desenvolver o processo de ensino-aprendizagem, mas reconhece como ferramenta pedagógica. Na avaliação da usabilidade pelos discentes, o App SITClass obteve o escore SUS de 72,2 (com desvio padrão de 17,0), considerado um bom nível pela literatura. Os discentes concordam que o aplicativo foi útil como ferramenta de apoio à aprendizagem. 61% concordam que o uso de dispositivos móveis durante a exposição da aula com aplicativos educacionais pode diminuir seu uso para fins não relacionados com o conteúdo ministrado. 86% dos discentes concordam que o uso de aplicações móveis pode aumentar o tempo de atenção à aula e melhorar a compreensão do conteúdo ministrado em sala. Os resultados da avaliação do App SITClass confirmam sua usabilidade e utilidade, validando o aplicativo para ajudar no processo de ensino-aprendizagem, diminuindo as distrações em sala de aula. Além da contribuição acadêmica, destaca-se a contribuição desta pesquisa pelo desenvolvimento do aplicativo denominado SITClass, registrado no INPI em suas versões Android e iOS, que tem a finalidade principal de promover a interação entre o aluno e o conteúdo ministrado em sala de aula, contribuindo para o processo de ensino-aprendizagem construtivo. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Dispositivos móveis digitais | pt_BR |
dc.subject | Distração | pt_BR |
dc.subject | Redes sociais | pt_BR |
dc.subject | Medicina | pt_BR |
dc.title | Desenvolvimento de aplicativo móvel para um processo de ensino-aprendizagem construtivo: uma aplicação em um curso de medicina | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.title.ingles | Mobile app development for a constructive teaching-learning process: an application in a medical course | pt_BR |
dc.description.resumo_abstract | An increasingly common tool in education, mobile digital devices have been shown to favor the teaching-learning process and, consequently, students’ knowledge building. However, inappropriate use of mobile devices in the classroom (such as engaging in social networking) is a source of distraction, with potential negative impacts on the teaching-learning process. The purpose of this study was to evaluate students’ perception of mobile devices in the classroom and to develop an educational application (“SITClass”). To do so, questionnaires were administered to medical students (n=299) and teachers (n=28) to evaluate their perception of the use of mobile devices in the teaching-learning process. SITClass was validated by submitting 104 students to a usability test (system usability scale) and a usefulness test (Davis’ technology acceptance model). The results revealed that 94.8% of the students used class time for activities not related to the curriculum, 87.6% used the smartphone 1-30 times during class, 67% were bothered by their peers’ use of smartphones, and 57.8% used mobile devices independently of any factor. As the course progressed, students tended to consider the use of mobile devices less harmful. One third of the teachers did not know how to use mobile devices in the teaching-learning process but recognized the pedagogic potential of the technology. The mean system usability score of the application was 72.2 ± 17.0, a good performance if compared with the literature. Overall, the teachers agreed that SITClass was a useful support in the classroom, and 61% believed that the employment of an educational application during class can reduce the use of mobile devices for unrelated activities. Most students (86%) agreed that the use of an educational application increases attention during class and helps understand contents. Thus, the evaluation confirmed the usability and usefulness of SITClass, showing that the application can boost learning and reduce distraction. In addition to the academic relevance of the evaluation, our study contributes by making a new educational application (SITClass) available, registered with INPI under #BR 51 2018 000969-7 (Android) and #BR 51 2018 000970-0IOS (iOS), designed to promote student/content interaction and make the teaching-learning process more constructive. | pt_BR |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Ensino em Saúde - Dissertações Defendidas |
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