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Título : Desenvolvimento de aplicativo móvel para um processo de ensino-aprendizagem construtivo: uma aplicação em um curso de medicina
Autor : MENDES, Cláudia Martins
metadata.dc.contributor.advisor: KUBRUSLY, Marcos
Fecha de publicación : 2019
Citación : MENDES, Cláudia Martins. Desenvolvimento de aplicativo móvel para um processo de ensino-aprendizagem construtivo: uma aplicação em um curso de medicina. 2019. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Saúde) - Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2019.
Resumen : Os dispositivos móveis digitais têm sido cada vez mais incorporados ao processo educacional e considerados como um bom recurso pedagógico para facilitar o processo de ensino-aprendizagem e, consequentemente, a construção do conhecimento dos discentes. Entretanto, o uso indevido de dispositivos móveis na sala de aula como, por exemplo, para acesso a mídias sociais durante as atividades de ensino pode causar distrações e gerar um impacto negativo no processo de ensino-aprendizagem. O objetivo deste estudo foi conhecer a percepção discente do uso de dispositivo móvel digital em sala de aula e desenvolver um aplicativo para facilitar o processo de ensino-aprendizagem. Para tanto, na primeira fase da pesquisa, por meio de questionários, foi avaliada a percepção discente do uso de dispositivos móveis no processo de ensino-aprendizagem, bem como verificada a percepção docente sobre a temática da pesquisa. Responderam aos questionários 299 discentes e 28 docentes de um curso de Medicina. Para validação do aplicativo desenvolvido, alguns discentes (104) participaram ao teste de usabilidade do aplicativo (System Usability Scale - SUS) e ainda, ao teste de avaliação quanto à sua utilidade, baseado por meio do Davis Technology Acceptance Model (TAM). Os resultados revelaram que 94,8% dos discentes usam o tempo destinado a aula para fins não relacionados ao conteúdo ministrado. 87,6% dos discentes usam de 1-30 vezes o smartphone durante a aula. 67% dos discentes relatam sentir incomodados com o uso de smartphones por seus colegas, porém 57,8% usam dispositivos digitais independente de qualquer fator. Ao longo do curso, os discentes tendem a considerar o uso de dispositivos móveis menos nocivos. Um terço dos docentes participantes da pesquisa não possui conhecimento de como usar dispositivos móveis para desenvolver o processo de ensino-aprendizagem, mas reconhece como ferramenta pedagógica. Na avaliação da usabilidade pelos discentes, o App SITClass obteve o escore SUS de 72,2 (com desvio padrão de 17,0), considerado um bom nível pela literatura. Os discentes concordam que o aplicativo foi útil como ferramenta de apoio à aprendizagem. 61% concordam que o uso de dispositivos móveis durante a exposição da aula com aplicativos educacionais pode diminuir seu uso para fins não relacionados com o conteúdo ministrado. 86% dos discentes concordam que o uso de aplicações móveis pode aumentar o tempo de atenção à aula e melhorar a compreensão do conteúdo ministrado em sala. Os resultados da avaliação do App SITClass confirmam sua usabilidade e utilidade, validando o aplicativo para ajudar no processo de ensino-aprendizagem, diminuindo as distrações em sala de aula. Além da contribuição acadêmica, destaca-se a contribuição desta pesquisa pelo desenvolvimento do aplicativo denominado SITClass, registrado no INPI em suas versões Android e iOS, que tem a finalidade principal de promover a interação entre o aluno e o conteúdo ministrado em sala de aula, contribuindo para o processo de ensino-aprendizagem construtivo.
Palabras clave : Dispositivos móveis digitais
Distração
Redes sociais
Medicina
URI : https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/956
Aparece en las colecciones: Mestrado Profissional em Ensino em Saúde - Dissertações Defendidas

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