Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/961
Título : Tomografia de crânio em situações de urgência: necessidade de diagnóstico versus custos e radiação
Autor : AQUINO, Afonsina Pereira de
metadata.dc.contributor.advisor: JUCÁ, Carlos Eduardo Barros
Fecha de publicación : 2019
Citación : AQUINO, Afonsina Pereira de. Tomografia de crânio em situações de urgência: necessidade de diagnóstico versus custos e radiação. 2019. Dissertação (Mestrado Profissional em Tecnologia Minimamente Invasiva e Simulação na Área da Saúde) – Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2019.
Resumen : Introdução: As doenças mais comuns encontradas nos setores de Urgência e Emergência de Hospitais Terciários são as neurológicas, as quais podem ter evolução e prognósticos bastante desfavoráveis. Devido a isso, são realizados muitos exames de Tomografia Computadorizada de Crânio, os quais são bastante úteis para visualização de alterações agudas cranioencefálicas. No entanto, observa-se que a maioria destes exames é constatada como normais, o que levanta a hipótese de que tais exames estão sendo demasiadamente solicitados, implicando em uma carga excessiva de radiação em pacientes que não necessitam. Objetivos: Avaliar qualitativamente e quantitativamente os exames de TC de crânio realizados em urgência, relacionando estes dados com as características clínicas dos pacientes. Métodos: Estudo observacional retrospectivo nos setores de Radiologia e de Urgência do Hospital Regional da Unimed – Fortaleza, analisando registros e exames de 390 pacientes atendidos no mês de novembro de 2017 que realizaram TC de Crânio. Resultados: Foram realizados 390 exames de TC de crânio no período estudado. Destes, apenas 377 tinham dados disponíveis para análise. Foram identificadas 304 tomografias normais e 73 tomografias alteradas. 54,4% eram do sexo feminino, enquanto 45,6% pertencem ao sexo masculino. A idade variou entre 7 meses e 102 anos. As hipóteses diagnósticas de cefaléia, crise convulsiva, AVC e tumor estavam presentes em um total de 37 pacientes com alteração da TC e apresentaram p < 0,05. Os pacientes com sinais e sintomas de cefaleia, queda do estado geral, disartria, déficit focal, náuseas, convulsões e rebaixamento do Glasgow tiveram associação significativa com a ocorrência de exame de tomografia alterado, apresentando p < 0,05. O custo das 390 tomografias de crânio no período estudado foi de R$135.411,90. Conclusão: A grande porcentagem de exames normais encontrados no período estudado mostrou 9 associação com a hipótese desenvolvida neste estudo. Necessitam-se de mais estudos para traçar um perfil epidemiológico de paciente para guiar e permitir a realização de menos TC‟s sem necessidade.
Palabras clave : Tomografia
Crânio
Radiação
Emergência
Custos
URI : https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/961
Aparece en las colecciones: Mestrado Profissional em Tecnologia Minimamente Invasiva e Simulação na Área da Saúde - Dissertações Defendidas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
AFONSINA PEREIRA DE AQUINO.pdf1.33 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.