Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/981
Título: A IMPORTÂNCIA DA AUDITORIA EXTERNA NO PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO DAS ORGANIZAÇÕES
Autor(es): CUNHA, Jaina Kemely Maranhão da
Orientador: SOUZA, Elnivan Moreira de
Data do documento: 2019-12-02
Resumo: Com o crescimento econômico mundial as empresas estão cada vez mais propícias a tomar decisões estratégicas para alinhar seu crescimento com as oportunidades que vão surgindo no mercado. Para tomar decisões tão complexas os administradores devem estar munidos de informações para que seja possível avaliar todas as alternativas antes de decidir. A contabilidade tem como uma de suas funções, fornecer informações que subisidiem a tomada de decisão dos administardores. Quando há uma maior seguridade que essas informações estão fidedignas e acuradas há uma redução de incertezas no processo de tomada de decisão. Desta forma, objetivo deste estudo é analisar a percepção de auditores independentes, sobre a influência do trabalho da auditoria externa para tomada de decisão nas organizações auditadas.Esta pesquisa torna-se relevante porque mostra como a auditoria externa auxilia a tomada de decisão, uma vez que esta agrega credibilidade às informações contábeis, utilizadas na decisão. Visto que seu trabalho é validar a informação contábil, e emitir uma opinião se essa informação está acurada e fidedigna. Quanto aos aspectos metododológios, trata-se de um estudo exploratório, onde foi aplicado um questionário nos auditores mais experientes de uma das empresas de auditoria do grupo denominado como Big-four. Acredita-se que os resultados obtidos possibilitaram identificar que a informação contábil oferece base de subsídio para à tomada de decisão; que o trabalho final da auditoria externa é validar a informação contábil emitindo parecer sobre o nível de acuracidade dessa informação, agregando confiabilidade sobre a certeza da informação contábil gerada e, assim, provocando redução das incertezas na tomada de decisão.
Palavras-chave: Auditoria externa, Contabilidade, Tomada de decisão
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/981
Aparece nas coleções:Administração (Presencial) - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Kemely Maranhão - A importância da auditoria externa....pdf858.29 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.