Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/990
Título : Desenvolvimento e usabilidade de aplicativo para planejamento de reabilitação oral com implantes unitários
Autor : PARENTE IV, José Inácio Alves
metadata.dc.contributor.advisor: CARVALHO, Abrahão Cavalcante Gomes de Souza
Fecha de publicación : 2019
Citación : PARENTE IV, José Inácio Alves. Desenvolvimento e usabilidade de aplicativo para planejamento de reabilitação oral com implantes unitários. 2019. Dissertação (Mestrado Profissional em Tecnologia Minimamente Invasiva e Simulação na Área de Saúde) - Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2019.
Resumen : A disseminação mundial dos smartphones tem se mostrado uma realidade cada vez mais consolidada pois é uma ferramenta de fácil manuseio, portátil e versátil quando usada com os aplicativos disponíveis atualmente em diversas áreas. Na saúde não tem sido diferente, pois vários aplicativos de caráter educativo e informativo tem surgido em todas as áreas. O objetivo deste estudo foi desenvolver e validar um aplicativo para smartphones que possa servir como facilitador e orientador do cirurgião - dentista no seu planejamento para tratamento de pacientes com implantes osseointegrados unitários desde a seleção do paciente, o planejamento protético e o planejamento cirúrgico. De início foi feita uma pesquisa prévia com 20 dentistas pósgraduados e pós graduandos em implantodontia para o entendimento da importância de um aplicativo que pudesse servir de guia para anamnese, para o tratamento cirúrgico de acordo com o perfil anatomo-fisiológico do paciente e que criasse soluções protéticas para os pacientes planejados. A maioria dos pesquisados se manifestou relatando que seria bastante útil poder lançar mão de uma ferramenta com essas características. O desenvolvimento técnico do aplicativo foi realizado para Android® em parceria com o Laboratório de Inovações Tecnológicas (LIT), do Centro Universitário Christus, em língua portuguesa e não vinculado a nenhuma empresa ou website. O aplicativo foi desenvolvido em forma de um guia passo a passo que vai conduzindo o usuário desde o cadastro do paciente até a resolução protética. Foi utilizado o questionário SUS (System Usability Scale) e um questionário de autoria própria para avaliar a usabilidade da ferramenta como adjuvante ao método convencional de trabalho aplicado a profissionais que atuam na área de implantodontia que usaram o aplicativo para solucionar um caso clínico obtendo uma média de 80,9% do escore SUS. Pode - se concluir no estudo que a aplicação se mostrou uma ferramenta interativa e didática para planejamento e banco de dados, além de fundamentar cientificamente o profissional no tratamento com implantes unitários mostrando-se muito prático e com grande usabilidade por todos os participantes.
Palabras clave : Implantes Dentários
Aplicativos para Dispositivos Móveis
Educação em Saúde
URI : https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/990
Aparece en las colecciones: Mestrado Profissional em Tecnologia Minimamente Invasiva e Simulação na Área da Saúde - Dissertações Defendidas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
JOSÉ INÁCIO ALVES PARENTE IV.pdf2.92 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.