Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1011
Título : Direito, (r) evolução e trabalho: uma discussão do papel do Estado frente aos impactos da quarta revolução industrial
Autor : BRITO, Anya Lima Penha de
metadata.dc.contributor.advisor: LEITÃO, André Studart
Fecha de publicación : 2020
Citación : BRITO, Anya Lima Penha de. Direito, (r) evolução e trabalho: uma discussão do papel do Estado frente aos impactos da quarta revolução industrial. 2020. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Direito) – Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2020.
Resumen : O presente trabalho tem por escopo realizar um estudo acerca das consequências que a Revolução 4.0 trará ao mundo do trabalho, com a apresentação ousada de algumas alternativas que poderão ser adotadas pelo Estado, como forma de evitar um colapso social, frente à inevitável diminuição da utilização da mão de obra humana nos postos de trabalho, o que enseja um crescente desemprego. As discussões são pautadas, inicialmente, na evolução da relação do homem com o trabalho, consideradas as mudanças observadas no período pré-industrial, industrial e pósindustrial, destacando-se a atual relação de dependência existente entre o homem e o trabalho. Realizou-se uma análise da Revolução 4.0, com um recorte de algumas tecnologias e modelos de negócios disruptivos que terão forte impacto no mundo laboral. Refletiu-se, ainda, a respeito da evolução dos direitos fundamentais no Brasil, com enfoque especial no direito social ao trabalho e ao pleno emprego, com o intuito de compreender qual será o papel do Estado frente às mudanças geradas pelo progresso tecnológico no processo produtivo, na economia e na rotina da sociedade. Sugere-se uma mudança no papel do Estado, que poderá adotar uma posição mais conciliadora para ajustar as transformações advindas dessa nova era, sem violar, contudo, os preceitos normativos-constitucionais, que preveem os direitos sociais e os princípios de proteção ao trabalhador e os impactos oriundos da Revolução 4.0. A metodologia envolveu a pesquisa bibliográfica a partir do método da abordagem dialética.
Palabras clave : Trabalho
Revolução 4.0
Desemprego
Estado
Tecnologia
URI : https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1011
Aparece en las colecciones: Mestrado Acadêmico em Direito - Dissertações Defendidas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ANYA LIMA PENHA DE BRITO.pdf1.04 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.