Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1012
Título: Aplicativo para auxílio na avaliação de exames de imagem e tomada de decisão em ortopedia
Autor(es): MACEDO, Filipe Sancho de
Orientador: ROLIM, Juliana Paiva Marques Lima
Data do documento: 2020
Citação: MACEDO, Filipe Sancho de. Aplicativo para auxílio na avaliação de exames de imagem e tomada de decisão em ortopedia. 2020. Dissertação (Mestrado Profissional em Tecnologia Minimamente Invasiva e Simulação na área da Saúde) – Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2020.
Resumo: Na especialidade ortopédica, a avaliação de radiografias e a medição de ângulos são um mecanismo essencial no diagnóstico, tratamento, e avaliação dos resultados na cirurgia ortopédica. Desta forma, nosso objetivo foi desenvolver um aplicativo para dispositivos móveis para médicos ortopedistas e residentes de ortopedia. Esse propõe a avaliação e interpretação de exames de imagem radiográficas, sendo realizados aferições e medidas de ângulos. Analisou-se a usabilidade e a utilidade de uma aplicação móvel para o sistema ioS, além de realizar sua validação. Após desenvolvido e testado, partiu-se para avaliação do aplicativo com usuários reais, utilizando-se como referências a escala de usabilidade System Utility Score e o modelo de aceitação Technology Acceptance Model. O aplicativo foi testado por 26 voluntários: 13 ortopedistas e 13 residentes de Ortopedia. Pela aplicação do questionário SUS, o aplicativo obteve escore de 84,5, valor que representa classificação de A+ na escala de Sauro e Lewis. Não houve diferença estatisticamente significante quando se comparou o escore SUS entre residentes de ortopedia e ortopedistas. Em relação a análise de percepção de utilidade, 90% dos residentes responderam positivamente as repostas, enquanto entre os ortopedistas a porcentagem foi 75%, com diferença estatística e valor de p de 0,002. Seguiu-se para próximo passo, a validação do aplicativo, com objetivo de avaliar se as medidas dos ângulos aferidas pelo aplicativo eram confiáveis quando comparadas com a aferição com goniômetro. Não foram observadas diferenças significativas quando se comparou os ângulos aferidos pelos dois métodos avaliados. Conclui-se que o aplicativo desenvolvido pode contribuir na aferição de ângulos em radiografias, de forma confiável, auxiliando na tomada de decisões terapêuticas, além de poder ser utilizado como instrumento para favorecer os processos de ensino e aprendizagem em ortopedia.
Palavras-chave: Aplicativo médico
ortopedia
radiografia
ângulos ortopédicos
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1012
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Tecnologia Minimamente Invasiva e Simulação na Área da Saúde - Dissertações Defendidas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FILIPE SANCHO DE MACEDO.pdf26.01 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.