Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1034
Title: Reviver. Escola Montessori de ensino infantil
Authors: TORRES, Ana Carolina Pires Xavier
metadata.dc.contributor.advisor: ALCÂNTARA, Cláudia Sales de
LINS, Deborah Martins de Oliveira
Issue Date: 2020
Citation: TORRES, Ana Carolina Pires Xavier. Reviver. Escola Montessori de ensino infantil. 2020. Monografia (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) – Centro Universitário Unichristus. Fortaleza, 2020
Abstract: Já é fato consumado que o sistema de ensino no Brasil está fadigado e que necessita de uma atenção maior no que se refere a mudanças, principalmente na metodologia tradicional. A mesma já provou que possui enormes falhas, tanto na comunicação entre aluno e professor, tanto na qualidade do aprendizado, com métodos defasados de avaliação, quanto falta de tratamento individualizado. A pedagogia de Maria Montessori vem adentrando o método de ensino das escolas novas, voltando um olhar mais central para a criança, valorizando todas as possibilidades de desenvolvimento e adaptação no ambiente, além de incentivar sua autonomia e o poder de escolha. sua aplicação na arquitetura vem sendo desenvolvida de forma gradual, onde se prioriza as ações da criança, respeitando a ergonomia correta e tornando os mobiliários mais acessíveis, para que as mesmas sejam protagonistas nas atividades de aprendizado. os espaços também são constituídos a partir das atividades infantis, de forma mais lúdica e expositiva. Portanto, a intenção do projeto é cria uma escola onde seus espaços transfigurem a teoria de Maria Montessori, aplicando-a na arquitetura, e fazendo possível a homogeneidade entre o aprender, o brincar e o crescer.
Keywords: criança
ensino
montessori
escola
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1034
Appears in Collections:Arquitetura e Urbanismo - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ana Carolina Pires Xavier Torres.pdf65.35 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.