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dc.contributor.advisorCOMELLI, Mariana Lira-
dc.contributor.authorTEIXEIRA, Marcela Marques-
dc.date.accessioned2020-09-23T13:24:01Z-
dc.date.available2020-09-23T13:24:01Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationTEIXEIRA, Marcela Marques. Zelar: proposta arquitetônica de um abrigo-escola para crianças em situação de rua na cidade de Fortaleza-CE. 2020. Monografia (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) – Centro Universitário Unichristus. Fortaleza, 2020pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1041-
dc.description.abstractEste trabalho tem o intuito de desenvolver um embasamento teórico e prático para a criação de um projeto arquitetônico de um abrigo-escola na cidade de Fortaleza. O projeto busca atender crianças, com idade entre 2 e 10 anos, que enfrentam o desafio de ter sua infância permeada pela vida em situação de rua e que possuam parentes que sofram com a dependência química e que desejem passar por um processo de reabilitação e reinserção familiar. Dentro desse contexto, a restauração dessas famílias figura como um papel crucial no desenvolvimento da criança, pois é a partir dela que suas primeiras interações são estabelecidas. O projeto arquitetônico busca suprir o direito garantido de todo cidadão possuir um local digno para morar, como afirma a Constituição Federal de 1988, no rol dos direitos fundamentais, e o Estatuto da Criança e do Adolescente, e não deixar essa parcela da população desamparada, num espaço que a força a desenvolver habilidades de sobrevivência, como é a realidade em que estão inseridas muitas crianças e adolescentes que vivem em situação de vulnerabilidade social. À luz da Psicologia Ambiental, percebe-se como o ambiente insalubre e inadequado da rua reflete negativamente no comportamento humano, aumentando os números de violência, abusos físicos e sexuais, uso e tráfico de drogas e mendicância. Diante disso, surge a Obra Lumen de Evangelização, comunidade católica que trabalha diretamente com pessoas em situação de rua e mantém casas para acolhê-las. Portanto, além de oferecer um ambiente confortável para morar, propõe-se também a construção de uma escola para inserir essas crianças no âmbito pedagógico, ensinando-as novos valores, sem esquecer do conforto que esses ambientes devem ter para que a aprendizagem seja realizada de maneira efetiva. Dessa forma, assim como o ambiente da rua gera consequências na vida do cidadão, fornecer alternativas como instituições que restaurem o olhar dessas crianças é uma maneira cautelosa de evitar que os números de violência aumentem, retirando as crianças da situação de rua, oferecendo outra visão da realidade e novas oportunidades, além de colaborar também com o tratamento de dependentes químicos e a restituição dessas famílias é uma medida de urgente adoção na sociedade atual.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAbrigo-escola.pt_BR
dc.subjectCrianças em situação de rua.pt_BR
dc.subjectPiscologia ambiental.pt_BR
dc.subjectArquitetura escolarpt_BR
dc.titleZelar: proposta arquitetônica de um abrigo-escola para crianças em situação de rua na cidade de Fortaleza-CE.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.title.inglesZelar: architectural proposal for a school shelter for street children in the city of Fortaleza-CE.pt_BR
dc.description.resumo_abstractThis work aims to develop a theoretical and practical basis for the creation of an architectural project for a school shelter in the city of Fortaleza. The project seeks to assist children, aged between 2 and 10 years, who face the challenge of having their childhood permeated by homelessness and who have relatives who suffer from substance abuse and who wish to undergo a process of rehabilitation and familiar reintegration. Within this context, the restoration of these families is a crucial role in the development of the child, as it is from there that their first interactions are established. The architectural project seeks to supply the guaranteed right of every citizen to have a decent place to live, as stated in the Federal Constitution of 1988, in the list of fundamental rights, and in the “Estatuto da Criança e do Adolescente”, and not to leave this part of the population destitute, in a space that forces you to develop survival skills, as is the reality in which many children and adolescents who live in a situation of social vulnerability are inserted. Based on the Environmental Psychology, it is perceived how the unhealthy and inadequate environment of the street reflects negatively on human behavior, increasing the numbers of violence, physical and sexual abuse, drug use and trafficking and begging. Therefore, emerges Obra Lumen, a Catholic community that works directly with homeless people and maintains houses to welcome and shelter them. Thus, in addition to offering a comfortable environment to live in, it is also proposed to build a school to insert these children in the pedagogical scope, teaching them new values, without forgetting to mention that the comfort that these environments must have for the learning to be carried out in a effectively way. So just as the street environment has conse quences for the citizen’s life, providing alternatives such as institutions that restore the life of these children is a cautious way to prevent the numbers of violence from increasing, removing children from the street situation, offering another reality to live and new opportunities, in addition to collaborating with the treatment of drug addicts and restoring these families is a measure of urgent adoption in today’s society.pt_BR
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