Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1041
Título: | Zelar: proposta arquitetônica de um abrigo-escola para crianças em situação de rua na cidade de Fortaleza-CE. |
Autor(es): | TEIXEIRA, Marcela Marques |
Orientador: | COMELLI, Mariana Lira |
Data do documento: | 2020 |
Citação: | TEIXEIRA, Marcela Marques. Zelar: proposta arquitetônica de um abrigo-escola para crianças em situação de rua na cidade de Fortaleza-CE. 2020. Monografia (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) – Centro Universitário Unichristus. Fortaleza, 2020 |
Resumo: | Este trabalho tem o intuito de desenvolver um embasamento teórico e prático para a criação de um projeto arquitetônico de um abrigo-escola na cidade de Fortaleza. O projeto busca atender crianças, com idade entre 2 e 10 anos, que enfrentam o desafio de ter sua infância permeada pela vida em situação de rua e que possuam parentes que sofram com a dependência química e que desejem passar por um processo de reabilitação e reinserção familiar. Dentro desse contexto, a restauração dessas famílias figura como um papel crucial no desenvolvimento da criança, pois é a partir dela que suas primeiras interações são estabelecidas. O projeto arquitetônico busca suprir o direito garantido de todo cidadão possuir um local digno para morar, como afirma a Constituição Federal de 1988, no rol dos direitos fundamentais, e o Estatuto da Criança e do Adolescente, e não deixar essa parcela da população desamparada, num espaço que a força a desenvolver habilidades de sobrevivência, como é a realidade em que estão inseridas muitas crianças e adolescentes que vivem em situação de vulnerabilidade social. À luz da Psicologia Ambiental, percebe-se como o ambiente insalubre e inadequado da rua reflete negativamente no comportamento humano, aumentando os números de violência, abusos físicos e sexuais, uso e tráfico de drogas e mendicância. Diante disso, surge a Obra Lumen de Evangelização, comunidade católica que trabalha diretamente com pessoas em situação de rua e mantém casas para acolhê-las. Portanto, além de oferecer um ambiente confortável para morar, propõe-se também a construção de uma escola para inserir essas crianças no âmbito pedagógico, ensinando-as novos valores, sem esquecer do conforto que esses ambientes devem ter para que a aprendizagem seja realizada de maneira efetiva. Dessa forma, assim como o ambiente da rua gera consequências na vida do cidadão, fornecer alternativas como instituições que restaurem o olhar dessas crianças é uma maneira cautelosa de evitar que os números de violência aumentem, retirando as crianças da situação de rua, oferecendo outra visão da realidade e novas oportunidades, além de colaborar também com o tratamento de dependentes químicos e a restituição dessas famílias é uma medida de urgente adoção na sociedade atual. |
Palavras-chave: | Abrigo-escola. Crianças em situação de rua. Piscologia ambiental. Arquitetura escolar |
URI: | https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1041 |
Aparece nas coleções: | Arquitetura e Urbanismo - Trabalhos de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Marcela Marques Teixeira.pdf | 16.35 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.