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Título : Zelar: proposta arquitetônica de um abrigo-escola para crianças em situação de rua na cidade de Fortaleza-CE.
Autor : TEIXEIRA, Marcela Marques
metadata.dc.contributor.advisor: COMELLI, Mariana Lira
Fecha de publicación : 2020
Citación : TEIXEIRA, Marcela Marques. Zelar: proposta arquitetônica de um abrigo-escola para crianças em situação de rua na cidade de Fortaleza-CE. 2020. Monografia (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) – Centro Universitário Unichristus. Fortaleza, 2020
Resumen : Este trabalho tem o intuito de desenvolver um embasamento teórico e prático para a criação de um projeto arquitetônico de um abrigo-escola na cidade de Fortaleza. O projeto busca atender crianças, com idade entre 2 e 10 anos, que enfrentam o desafio de ter sua infância permeada pela vida em situação de rua e que possuam parentes que sofram com a dependência química e que desejem passar por um processo de reabilitação e reinserção familiar. Dentro desse contexto, a restauração dessas famílias figura como um papel crucial no desenvolvimento da criança, pois é a partir dela que suas primeiras interações são estabelecidas. O projeto arquitetônico busca suprir o direito garantido de todo cidadão possuir um local digno para morar, como afirma a Constituição Federal de 1988, no rol dos direitos fundamentais, e o Estatuto da Criança e do Adolescente, e não deixar essa parcela da população desamparada, num espaço que a força a desenvolver habilidades de sobrevivência, como é a realidade em que estão inseridas muitas crianças e adolescentes que vivem em situação de vulnerabilidade social. À luz da Psicologia Ambiental, percebe-se como o ambiente insalubre e inadequado da rua reflete negativamente no comportamento humano, aumentando os números de violência, abusos físicos e sexuais, uso e tráfico de drogas e mendicância. Diante disso, surge a Obra Lumen de Evangelização, comunidade católica que trabalha diretamente com pessoas em situação de rua e mantém casas para acolhê-las. Portanto, além de oferecer um ambiente confortável para morar, propõe-se também a construção de uma escola para inserir essas crianças no âmbito pedagógico, ensinando-as novos valores, sem esquecer do conforto que esses ambientes devem ter para que a aprendizagem seja realizada de maneira efetiva. Dessa forma, assim como o ambiente da rua gera consequências na vida do cidadão, fornecer alternativas como instituições que restaurem o olhar dessas crianças é uma maneira cautelosa de evitar que os números de violência aumentem, retirando as crianças da situação de rua, oferecendo outra visão da realidade e novas oportunidades, além de colaborar também com o tratamento de dependentes químicos e a restituição dessas famílias é uma medida de urgente adoção na sociedade atual.
Palabras clave : Abrigo-escola.
Crianças em situação de rua.
Piscologia ambiental.
Arquitetura escolar
URI : https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1041
Aparece en las colecciones: Arquitetura e Urbanismo - Trabalhos de Conclusão de Curso

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