Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1048
Title: Implantação de sistema de reuso de águas cinzas em condomínio residencial.
Authors: FABRÍCIO, Assucena Gomes
metadata.dc.contributor.advisor: ABDALA NETO, Eliezer Fares
Issue Date: 2020
Citation: FABRÍCIO, Assucena Gomes. Implantação de sistema de reuso de águas cinzas em condomínio residencial. 2020. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) – Centro Universitário Unichristus. Fortaleza, 2020.
Abstract: Com o crescimento da população e consequentemente o aumento da demanda por água potável, juntamente com a escassez dos recursos hídrico em regiões do Brasil, tem-se gerado uma preocupação em torno dos recursos hídricos. O reuso de águas cinza nas residências é uma estratégia capaz de reduzir essa escassez. Desta forma, este trabalho objetivou elaborar uma proposta de tratamento de acordo com a demanda do condomínio de estudo, com a finalidade de produção de água de reuso para aproveitamento em vasos sanitários em condomínio residencial. Assim como, avaliar a viabilidade econômica através, da estimativa dos custos de implantação e custos mensal do sistema de tratamento seguido do tempo de retorno do investimento. A metodologia da pesquisa classifica-se como um estudo de caso. No presente trabalho, o modelo de tratamento escolhido foi o Sistema de Tratamento de Águas Cinzas (ETAC). A ETAC foi dimensionada de acordo com o trabalho proposto por Gonçalves et al (2006), tendo em vista que o modelo de tratamento deste trabalho seria viável e eficiente para o condomínio de estudo desta pesquisa. Em relação ao tempo de retorno do investimento, será preciso dezessete meses de funcionamento do sistema para que a redução no consumo de água potável pague o valor investido, indicando um tempo relativamente pequeno em relação a vida útil de qualquer empreendimento desse porte.
Keywords: Águas cinzas.
Reuso.
Sustentabilidade.
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1048
Appears in Collections:Engenharia Civil - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ASSUCENA GOMES FABRÍCIO.pdf1.7 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.