Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1056
Título: Análise das manifestações patológicas e valorização imobiliária em edifícios da Praia do Futuro em Fortaleza.
Autor(es): MUNIZ, Carlos Magno Rosa
Orientador: LEITÃO, Marisa Teófilo
Data do documento: 2020
Citação: MUNIZ, Carlos Magno Rosa. Análise das manifestações patológicas e valorização imobiliária em edifícios da Praia do Futuro em Fortaleza. 2020. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) – Centro Universitário Unichristus. Fortaleza, 2020.
Resumo: A Praia do Futuro é um dos principais pontos turísticos de Fortaleza, no estado do Ceará, porém o grande potencial turístico não é refletido no mercado imobiliário desse bairro por conta da baixa valorização dos imóveis. O presente trabalho apresenta as manifestações patológicas em alguns edifícios da Praia do Futuro, descreve as características dos apartamentos, analisa e compara esses imóveis em relação aos de bairros de alto padrão e de periferia da cidade de Fortaleza, mostrando a diferença de valorização do m² entre essas regiões. A análise das manifestações patológicas foi realizada em visita local e registrada por meio de fotos. Os dados e valores de m² de cada empreendimento foram obtidos por meio de uma imobiliária local. Como resultado, o presente estudo apontou que, devido a atmosfera agressiva, presente no bairro da Praia do Futuro, muitas manifestações patológicas são identificadas em prédios da região. Muitas dessas manifestações por serem facilmente visualizadas, prejudicam a estética do edifício causando assim uma desvalorização do empreendimento e consequentemente do bairro. Quando comparado o valor médio do m² com o bairro de alto padrão, obteve-se uma diferença de 131% e, em relação aos bairros de periferia, alcançou-se até 35% de desigualdade.
Palavras-chave: Manifestações patológicas.
Valorização.
Praia do Futuro.
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1056
Aparece nas coleções:Engenharia Civil - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CARLOS MAGNO ROSA MUNIZ.pdf3.62 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.