Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1060
Título : Estudo comparativo entre métodos numéricos e métodos simplificados para análise estrutural de pontes.
Autor : VIEIRA, Jeferson Bezerra
metadata.dc.contributor.advisor: MATIAS, Bergson Silva
Fecha de publicación : 2020
Citación : VIEIRA, Jeferson Bezerra. Estudo comparativo entre métodos numéricos e métodos simplificados para análise estrutural de pontes. 2020. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) – Centro Universitário Unichristus. Fortaleza, 2020.
Resumen : Os resultados extraídos da análise estrutural influenciarão diretamente no produto final de um projeto de estrutura, por isso é indispensável a utilização da correta ferramenta de análise. De acordo com a complexidade do problema o uso das ferramentas computacionais é essencial, devido a demanda numérica e ao natural tempo que deve ser despendido. Entretanto, para a solução de problemas mais simples, não justifica o uso de métodos mais complexos, podendo ser utilizado métodos simplificados. Com isso, a utilização dos dois métodos é sempre viável, cabendo ao projetista a correta escolha que lhe fornecerá resultados satisfatórios. Este trabalho consiste em realizar um estudo comparativo entre duas metodologias de cálculo aplicado nas vigas longarinas de pontes rodoviárias de concreto armado, com o intuito de verificar a influência da rigidez da viga na distribuição dos esforços internos. Foram estudadas duas metodologias para a obtenção de esforços internos em vigas longarinas: métodos simplificados e Método dos Elementos Finitos (MEF). Foram utilizados os seguintes métodos simplificados para obtenção do trem-tipo de flexão: coeficientes de repartição para seção transversal com vigas múltiplas e o método das linhas de influência para seção transversal com duas vigas longarinas. A partir disso, foram comparados os resultados das envoltórias de esforços internos da viga longarina para três modelos, variando a altura da viga. Os resultados indicaram que o aumento da rigidez da viga longarina aproxima os resultados obtidos através do SAP2000 com os resultados obtidos por meio das linhas de influência. Porém, no método Guyon-Massonnet, percebeu-se que os resultados obtidos se aproximam melhor do SAP2000, em algumas seções das vigas, já que esse método utiliza parâmetros de rigidez à flexão e à torção. Portanto, o estudo entre metodologias de cálculo tornou-se bastante relevante, visto que apresentaram resultados satisfatórios em ambas situações, devendo ser observada a ocasião mais critica para o devido dimensionamento.
Palabras clave : Estruturas.
SAP2000.
Trem-tipo.
Ftool.
Rigidez.
URI : https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1060
Aparece en las colecciones: Engenharia Civil - Trabalhos de Conclusão de Curso

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
JEFERSON BEZERRA VIEIRA.pdf2.91 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.