Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1065
Title: Uso da borra de café no concreto para controle de ataques por cloretos e processo de carbonatação.
Authors: BATISTA, Mário Alex de Andrade
metadata.dc.contributor.advisor: CARVALHO, Elayne Valério
Issue Date: 2020
Citation: BATISTA, Mário Alex de Andrade. Uso da borra de café no concreto para controle de ataques por cloretos e processo de carbonatação. 2020. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) – Centro Universitário Unichristus. Fortaleza, 2020.
Abstract: O concreto armado é um material suscetível aos mais distintos ataques, em consequência à exposição contínua à agentes agressivos, levando a manifestações patológicas, com potencial de afetar a durabilidade e o desempenho das estruturas. Estudos que investigam a adição de materiais com atividade pozolânicas no concreto vêm se tornando bastante relevantes neste contexto, especialmente em cidades litorâneas que apresentam grande agressividade atmosféricas, visto que aumentam a capacidade do concreto em resistir à diferentes ataques externos. Nesse sentido, este estudo tem como objetivo avaliar o desempenho do resíduo da borra de café como material pozolânico, atuando como retardador de ataques de substâncias agressivas. Para isso, inicialmente, caracterizou-se a borra de café por meio de ensaio de granulometria e a medição do Índice de Atividade Pozolânica (IAP). Em seguida, confeccionou-se os corpos de provas (CPs) com diferentes concentrações de borra de café para avaliação por meio de ensaios de consistência, tempo de pega, resistência à compressão e à tração, à carbonatação e ao ataque de cloretos em meio ácido e em meio neutro. Com o presente trabalho, esperava-se que a adição da borra de café, relatada como um eficiente inibidor de corrosão, retardasse o processo de carbonatação, como também o ataque por íons Cl‒. Os resultados iniciais indicaram que, para taxas mínimas de adição de 2%, a capacidade de compressão axial não teve comprometimentos maiores que 12%. Contudo, para taxas maiores que 5% de adição, a incorporação do resíduo da borra de café se mostrou inviável. Percebeu-se uma mudança na taxa de absorção de água da mistura, na qual mesmo com a utilização de superplastificantes o slump test não obteve resultados satisfatórios para garantir uma boa trabalhabilidade, como também o comprometimento estrutural da peça, pois o tempo de pega se elevou de forma considerável.
Keywords: Carbonatação.
Ataque por cloretos.
Borra de café.
Patologias.
Concreto.
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1065
Appears in Collections:Engenharia Civil - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIO ALEX DE ANDRADE BATISTA.pdf1.37 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.