Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1076
Título: Análise bibliométrica das práticas de controladoria nas micro e pequenas empresas familiares de 2014 a 2019
Autor(es): MUNIZ, Marília Rosa
Orientador: CARVALHO, Camilla Cruz de
Data do documento: 2020
Citação: MUNIZ, Marília Rosa. Análise bibliométrica das práticas de controladoria nas micro e pequenas empresas familiares de 2014 a 2019. 2020. Monografia (Graduação em Ciências Contábeis) - Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2020.
Resumo: O objetivo geral do trabalho é analisar como encontram-se as práticas de controladoria nas pesquisas científicas relacionadas as micro e pequenas empresas familiares entre os anos de 2014 a 2019. A pesquisa classifica-se como descritiva, qualitativa e quantitativa e a técnica de pesquisa utilizada foi o estudo bibliométrico para análise de 57 artigos publicados. As análises dos resultados mostram que foi identificado em média 2 ou 3 autores por artigo e a região brasileira que mais foi vinculada aos artigos publicados foi a sul, seguida da região sudeste. As práticas de controladoria mais citadas foram gestão, controle interno, análise, planejamento, planejamento estratégico, governança corporativa, orçamento, sistema, avaliação e balanced scorecard. Entretanto, as micro e pequenas empresas familiares que fizeram parte dos artigos analisados utilizam poucas práticas de controladoria, não possuem um controle interno efetivo, um planejamento eficaz, uma governança corporativa forte ou utilização da ferramenta de balanced scorecard. Como sugestão de pesquisa futura, a indicação seria uma revisão sistemática dos temas deste trabalho.
Palavras-chave: Análise Bibliométrica
Empresa Familiar
Micro e Pequenas Empresas
Práticas de Controladoria
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1076
Aparece nas coleções:Ciências Contábeis - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARÍLIA ROSA MUNIZ.pdf1.51 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.