Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1078
Título : A sustentabilidade do regime próprio de previdência social: uma análise da conjuntura do estado do Ceará
Autor : CASTRO, Ester Gleiser Ferreira de
metadata.dc.contributor.advisor: SILVA, Heitor Nogueira da
Fecha de publicación : 2020
Citación : CASTRO, Ester Gleiser Ferreira de. A sustentabilidade do regime próprio de previdência social: uma análise da conjuntura do estado do Ceará. 2020. Monografia (Graduação em Ciências Contábeis) - Centro Universitário Christus.
Resumen : Este trabalho tem como objetivo analisar a sustentabilidade do Regime Próprio da Previdência Social do Ceará, se existe déficit nesse regime, e qual sua magnitude. Para o presente estudo, foram abordados aspectos históricos do sistema previdenciário no Brasil e no Ceará, observando, com isso, que tanto nos governos anteriores quanto no governo atual já era discutida uma possível crise nesse sistema. Para tanto, foi realizada uma análise do Regime Próprio de Previdência Social nos últimos dez anos, nos quais se estudou o desequilíbrio nas contas desse regime e os efeitos desse desequilíbrio ao longo dos anos, gerando dúvidas quanto à sua capacidade de sustentabilidade a longo prazo. Com isso, abordaram-se as principais mudanças ocorridas nos últimos anos, os reflexos de tais mudanças, os aspectos históricos, a estrutura organizacional, a legislação, o custeio, o equilíbrio financeiro e atuarial, os fatores demográficos, as mudanças trazidas com as últimas reformas previdenciárias com o intuito de identificar a real situação do caixa previdenciário, a existência de déficit no Regime Próprio de Previdência do estado do Ceará e o montante desse passivo.
Palabras clave : Déficit
Regime Próprio de Previdência Social
Sustentabilidade do Regime Próprio do Ceará
URI : https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1078
Aparece en las colecciones: Ciências Contábeis - Trabalhos de Conclusão de Curso

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ESTER GLEISER FERREIRA DE CASTRO.pdf613.89 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.