Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1086
Título: GOVERNANÇA CORPORATIVA: MECANISMOS NA PREVENÇÃO E IDENTIFICAÇÃO DE FRAUDES UTILIZADOS NO CASO PETROBRAS
Autor(es): MATOS, Mara Maria Ramos
Orientador: BORGES, MAELY BARRETO
Data do documento: 2021-01
Resumo: Neste estudo, toma-se como base o caso da empresa Petrobras, que pode ser considerado como um dos mais importantes marcos para que a Governança Corporativa ganhasse destaque no país. Isso porque a empresa protagonizou um dos maiores escândalos de fraude e corrupção da história brasileira, que envolvia diretores e funcionários de alto escalão. Dessa forma, tem-se como objetivo geral analisar a prática da Governança Corporativa na empresa Petrobras no período de 2014-2020. O presente estudo classifica-se como uma pesquisa documental. Diante desta pesquisa, percebeu-se que as principais mudanças implementadas na Governança Corporativa da Petrobras na prevenção e detecção de fraudes e corrupção se relacionaram ao desempenho da função dos colaboradores da organização direcionados pela boa conduta e execução de suas atividades laborais com vistas a beneficiar a organização exclusivamente, sem interesses próprios individualizados, estando toda a sua conduta pautada nas exigências do nível 2, da Bovespa. Ao final deste estudo, verifica-se que a Governança Corporativa não foi suficiente para evitar e identificar a ocorrência de crimes de fraude e corrupção no âmbito da Petrobras.
Palavras-chave: Fraude
Corrupção
Governança Corporativa
Petrobras
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1086
Aparece nas coleções:Ciências Contábeis - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARA MARIA RAMOS MATOS.pdf780.21 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.