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Title: A LÓGICA DO MERCADO SOB A ÓTICA DO MARKETING EXISTENCIAL
Authors: SARMENTO, Ana Karen Carvalho
metadata.dc.contributor.advisor: MARTINS, Francisco Gomes
Issue Date: 2020
Abstract: Este trabalho analisa os fundamentos do marketing existencial consoante a lógica de mercado, que cria necessidades e ao mesmo tempo oferece soluções. Para tanto, busca-se entender o modo pelo qual o self consumidor se comporta em matéria de consumo. Com efeito, busca-se por meio de análise quantitativa, identificar os principais traços deste self consumidor, suas necessidades e anseios. Esta pesquisa fez uso de um questionário online, contendo 14 perguntas que visavam esclarecer alguns pontos relativos ao self consumidor. Dado que na concepção do marketing existencial as pessoas acreditam que não compram apenas um produto, mas sim uma experiência cuja narrativa em volta dele transmite, buscou-se verificar se era o caso com os respondentes do questionário. Contrariando boa parte daquilo preconizado pelo marketing existencial, por Bauman (2007) e Lipovetsky (1989), os resultados da pesquisa indicam que o atual self consumidor é cauteloso na hora da compra. Parte considerável dos respondentes tem evitado compras caras. A hipótese é a de que o atual momento de pandemia tenha influenciado fortemente nas respostas ao questionário. De maneira complementar, salienta-se o emprego de literaturas que versam acerca da condição humana marcadas pela liquidez baumaniana e o efêmero lipovetskiano.
Keywords: Marketing. Valor e significado. Marketing existencial.
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1093
Appears in Collections:Administração (Presencial) - Trabalhos de Conclusão de Curso

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