Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1105
Title: SEVERINAS - casa de parto normal e centro de apoio: criando um espaço humanizado como uma tentativa de fortalecer a cultura do parto natural e empoderar mulheres.
Authors: SOARES, Letícia Veras.
metadata.dc.contributor.advisor: PORTO, Larissa de Carvalho.
Issue Date: 2021
Citation: SOARES, Letícia Veras. SEVERINAS - casa de parto normal e centro de apoio: criando um espaço humanizado como uma tentativa de fortalecer a cultura do parto natural e empoderar mulheres. 2021. Monografia (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) – Centro Universitário Unichristus. Fortaleza, 2021.
Abstract: O parto vem sofrendo um intenso processo de medicalização e institucionalização, saindo do ambiente domiciliar, entre mu¬lheres, onde a parturiente é protagonista do parto e indo para o ambiente hospitalar, onde o médico homem passa a ter um maior controle da situação. Além disso, o Brasil tem o segundo maior percentual de cesáreas no mundo, sendo elas, em sua maioria, desnecessárias e com alto risco. Dessa forma, o pre¬sente trabalho apresenta uma proposta de projeto de uma casa de parto peri-hospitalar e um centro de apoio e informação aos pais, como uma tentativa de fortalecer a prática do parto normal, e torná-lo mais acessível, trazendo mais informação sobre seus benefícios, além da capacitação para a prática do parto natural e um maior apoio durante o período pré e pós gestacional. Para isso, foi realizado um estudo teórico a fim de entender a histó¬ria do parto, a relação da arquitetura com os usuários e como esta foi se modificando ao longo dos anos e a importância da humanização dos espaços. Também foi realizado um estudo de referências projetuais permeando conceito, partido, soluções arquitetônicas, materiais e elementos e análises urbanas com o intuito de buscar uma área relevante para a inserção desse tipo de equipamento. E, por fim, foi desenvolvido o anteprojeto da Casa de Parto e Centro de Apoio e Informação Severinas, o qual, por meio do uso de elementos regionais e da adoção de soluções arquitetônicas que contribuam para um maior apro¬veitamento de iluminação e ventilação natural, seja um espaço acolhedor e humanizado.
Keywords: Casa de parto natural.
Parto Natural.
Parto humanizado.
Arquitetura regional.
Arquitetura Nordestina.
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1105
Appears in Collections:Arquitetura e Urbanismo - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LETÍCIA VERAS SOARES 1de2.pdf81.13 MBAdobe PDFView/Open
LETÍCIA VERAS SOARES 2de2.pdf20.14 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.