Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1105
Título: SEVERINAS - casa de parto normal e centro de apoio: criando um espaço humanizado como uma tentativa de fortalecer a cultura do parto natural e empoderar mulheres.
Autor(es): SOARES, Letícia Veras.
Orientador: PORTO, Larissa de Carvalho.
Data do documento: 2021
Citação: SOARES, Letícia Veras. SEVERINAS - casa de parto normal e centro de apoio: criando um espaço humanizado como uma tentativa de fortalecer a cultura do parto natural e empoderar mulheres. 2021. Monografia (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) – Centro Universitário Unichristus. Fortaleza, 2021.
Resumo: O parto vem sofrendo um intenso processo de medicalização e institucionalização, saindo do ambiente domiciliar, entre mu¬lheres, onde a parturiente é protagonista do parto e indo para o ambiente hospitalar, onde o médico homem passa a ter um maior controle da situação. Além disso, o Brasil tem o segundo maior percentual de cesáreas no mundo, sendo elas, em sua maioria, desnecessárias e com alto risco. Dessa forma, o pre¬sente trabalho apresenta uma proposta de projeto de uma casa de parto peri-hospitalar e um centro de apoio e informação aos pais, como uma tentativa de fortalecer a prática do parto normal, e torná-lo mais acessível, trazendo mais informação sobre seus benefícios, além da capacitação para a prática do parto natural e um maior apoio durante o período pré e pós gestacional. Para isso, foi realizado um estudo teórico a fim de entender a histó¬ria do parto, a relação da arquitetura com os usuários e como esta foi se modificando ao longo dos anos e a importância da humanização dos espaços. Também foi realizado um estudo de referências projetuais permeando conceito, partido, soluções arquitetônicas, materiais e elementos e análises urbanas com o intuito de buscar uma área relevante para a inserção desse tipo de equipamento. E, por fim, foi desenvolvido o anteprojeto da Casa de Parto e Centro de Apoio e Informação Severinas, o qual, por meio do uso de elementos regionais e da adoção de soluções arquitetônicas que contribuam para um maior apro¬veitamento de iluminação e ventilação natural, seja um espaço acolhedor e humanizado.
Palavras-chave: Casa de parto natural.
Parto Natural.
Parto humanizado.
Arquitetura regional.
Arquitetura Nordestina.
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1105
Aparece nas coleções:Arquitetura e Urbanismo - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LETÍCIA VERAS SOARES 1de2.pdf81.13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
LETÍCIA VERAS SOARES 2de2.pdf20.14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.