Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1127
Título : Análise do uso de softwares na gestão do tempo em uma construtora em Fortaleza-CE
Autor : SALES, Bruno Oliveira
metadata.dc.contributor.advisor: QUESADO FILHO, Nelson de Oliveira
Fecha de publicación : 2021
Citación : SALES, Bruno Oliveira. Análise do uso de softwares na gestão do tempo em uma construtora em Fortaleza-CE. 2021. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) – Centro Universitário Unichristus. Fortaleza, 2021.
Resumen : Em uma pesquisa realizada em 2016 constatou-se que apenas 49% das empresas cumpriam o tempo de projeto. A crescente demanda por moradia que o Brasil presenciou em meados de 2013 trouxe problemas relacionados ao empreendimento, muitas vezes por pressa para se cumprir o prazo. A presença de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) se tornou necessária, pois através do processo de automatização, pode-se gerar um melhor gerenciamento do tempo, do custo e da qualidade da obra. Entretanto, o uso de TIC na construção civil ainda é muito pequeno, chegando ao crescimento de 4,1% ao ano. Portanto, o objetivo deste trabalho é analisar e comparar o uso de softwares de planejamento para gestão de tempo em uma construtora em Fortaleza sob a luz do PMBOK. Para alcançar este objetivo é realizada uma análise por meio de tabelas onde é comparado, para as entradas, ferramentas técnicas e saídas do PMBOK, a porcentagem que os softwares atendem aos requisitos do PMBOK, e a porcentagem que a Construtora “X” utiliza de cada software e após isso verificar o atendimento dos critérios propostos pelo do PMBOK. Por fim, verifica-se que dos cinco softwares analisados, três atendem medianamente aos requisitos propostos pelo PMI, e os dois últimos não atendem ao que é proposto para uma gestão de tempo. Assim, observa-se que a empresa estudada só consegue atender a aproximadamente 60% do que é recomendável, pelo PMBOK, para uma boa gestão de tempo.
Palabras clave : Gestão do tempo
Tecnologia da informação e comunicação (TIC)
Construção civil
URI : https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1127
Aparece en las colecciones: Engenharia Civil - Trabalhos de Conclusão de Curso

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Bruno Oliveira Sales.pdf1.13 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.