Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1167
Título: A proteção social da pessoa com deficiência à luz da teoria do desenvolvimento
Autor(es): MONTEIRO, Tainan Natércia da Piedade Andrade
Orientador: LEITÂO, André Studart
Data do documento: 2021
Citação: MONTEIRO, Tainan Natércia da Piedade Andrade. A proteção social da pessoa com deficiência à luz da teoria do desenvolvimento.2021. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Direito) – Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2021.
Resumo: A presente pesquisa pretende discorrer sobre o desenvolvimento da pessoa com deficiência (PCD) por meio do sistema de proteção social. Busca-se identificar os problemas latentes que assolam a seguridade social (saúde, assistência e previdência social) no resguardo dos direitos das PDC e apresentar possíveis soluções com base no custo dos direitos sociais, no fortalecimento de políticas públicas, na teoria do desenvolvimento e na efetivação dos direitos fundamentais. Objetiva-se analisar a viabilidade do pleno desenvolvimento da PCD através de dispositivos que assegurem as mínimas condições de liberdade. Esse estudo apresenta um apanhado sobre os principais documentos internacionais e nacionais que impactaram na evolução histórica do conceito de pessoa com deficiência e as alterações legislativas que marcaram o ordenamento jurídico brasileiro. Destaca-se como os princípios e as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) assumem a posição de vetores de proteção social e como o fenômeno da judicialização da saúde pode prejudicar a garantia do direito à saúde. Apresentam-se os mecanismos de proteção dispostos na Política Nacional de Assistência Social, referenciando as mudanças trazidas na Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) e as nuances que envolvem o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Explana-se a respeito do benefício da aposentadoria da pessoa com deficiência perante à Previdência Social, seu histórico jurídico-normativo e seus requisitos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, quanto a abordagem e exploratória, quanto aos objetivos, que utiliza o método hipotético-indutivo e configurasse como iminentemente bibliográfica e documental. Conclui-se que apesar das lacunas existentes, o Brasil possui um robusto sistema de proteção social e que sem este o desenvolvimento da pessoa com deficiência restaria comprometido.
Palavras-chave: Pessoa com deficiência
Proteção social
Saúde
Assistência
Previdência Social.
Desenvolvimento
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1167
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Direito - Dissertações Defendidas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TAINAN NATÉRCIA DA PIEDADE ANDRADE MONTEIRO.pdf594.33 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.