Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1170
Título : A internalização dos precedentes judiciais na (des) judicialização da saúde no Estado do Ceará
Autor : NOGUEIRA, Rômulo Luiz Nepomuceno
metadata.dc.contributor.advisor: CUNHA, Jânio Pereira da
Fecha de publicación : 2021
Citación : NOGUEIRA, Rômulo Luiz Nepomuceno. A internalização dos precedentes judiciais na (des) judicialização da saúde no Estado do Ceará. 2021. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Direito) – Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2021.
Resumen : Neste trabalho, realiza-se uma análise acerca dos precedentes judiciais em direito à saúde e como eles podem ser internalizados pela Administração Pública, verificando suas potencialidades, obstáculos e limites para alcançar a desjudicialização da saúde. Considerando a progressividade da judicialização da saúde, é inevitável que o número de decisões que versem sobre matéria similar forme um padrão de jurisprudência, isto é, o precedente judicial. Os precedentes podem ser vinculantes quando em demandas repetitivas, mas também serem superados por decisões mais recentes que insiram novos fatores. Contudo, diante do impacto social causado por uma decisão judicial, os precedentes, também, são internalizados pela Administração Pública, ao tentar evitar o número de judicialização sofrida na saúde. O estudo passa por uma análise quantitativa e qualitativa sobre os gastos e o impacto administrativo no Sistema Único de Saúde (SUS), bem como discute se o precedente judicial pode, na verdade, influenciar em um aumento na litigância, em que o polo passivo público não tenha interesse na resolução extrajudicial. O caso analisado é o do Estado do Ceará que busca alternativas fora do âmbito judicial, considerando algumas decisões, para atender a demanda reprimida (indisponível) no SUS. Verificou-se como uma das hipóteses para o problema de pesquisa que os diálogos interinstitucionais, com representantes dos diversos poderes, fazem com que o possível pleito judicial possa ser resolvido de forma mais célere, uma vez que facilita a comunicação entre todas as partes processuais. Observou-se, também, que o próprio Poder Judiciário tem papel preponderante na redução desses casos quando prolata decisões mais técnica na área da saúde, visualizando tanto o lado do cidadão como o do SUS. Diante disso, conclui-se que decisões técnicas que possuam respeito aos precedentes em todas as instâncias judiciais farão com que haja uma maior aceitação popular e que causem um impacto menor na Administração Pública. Assim sendo, resulta em uma mudança de comportamento, por parte do Poder Público, em resolver tal problemática da saúde antes do processo judicial, analisando casos anteriores, e necessitando de auxílio e comprometimento de todas as instituições inseridas nesse contexto.
Palabras clave : Precedentes judiciais
Desjudicialização da saúde
Administração pública
Sistema Único de Saúde
URI : https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1170
Aparece en las colecciones: Mestrado Acadêmico em Direito - Dissertações Defendidas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
RÔMULO LUIZ NEPOMUCENO NOGUEIRA.pdf2.94 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.