Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1183
Título : O impacto da evolução tecnológica no mercado de trabalho do século XXI: Breve análise da flexigurança sob o enfoque de programas de qualificação profissional
Autor : ALMEIDA, Marina Nogueira de
metadata.dc.contributor.advisor: LIMA, Renata Albuquerque
Fecha de publicación : 2021
Citación : ALMEIDA, Marina Nogueira de. O impacto da evolução tecnológica no mercado de trabalho do século XXI: Breve análise da flexigurança sob o enfoque de programas de qualificação profissional. 2021. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Direito) – Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2021.
Resumen : A presente dissertação tem por escopo realizar um estudo acerca dos possíveis impactos que as mudanças paradigmáticas do novo contexto tecnológico do século XXI podem ocasionar na economia e no mercado de trabalho. As discussões são pautadas, inicialmente, na evolução da tecnologia e no aumento da sua capacidade de atuar em atividades humanas, e seguem abordando a preocupação de muitos a respeito de uma possível redução dos postos de trabalho e aumento dos “redundantes”. Além disso, outros problemas podem surgir, como redução de salários e crescimento da desigualdade — mediante a polarização dos trabalhos —, impactando no mercado de consumo. Realiza-se uma análise do sistema político da flexigurança como uma possível solução para o combate ao desemprego tecnológico, sob o enfoque de programas ativos de qualificação profissional. Reflete-se, ainda, sobre as fragilidades desse sistema e quanto a viabilidade de sua implementação no Brasil. Conclui-se que, até o momento, não foram encontradas soluções totalmente viáveis para lidar com um contexto pessimista de aumento do desemprego, caso esse cenário venha a acontecer. Por isso, sugere-se a contínua pesquisa e o aprofundamento dos debates sobre esse assunto, ressaltando-se a importância de que cada país olhe para seus problemas particulares e considere as suas capacidades organizacionais específicas no momento de buscar soluções. A metodologia envolveu pesquisa bibliográfica, documental e estatística histórico-comparativa.
Palabras clave : Quarta Revolução Industrial
Inteligência Artificial
Mercado de Trabalho
Flexigurança
Qualificação Profissional
URI : https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1183
Aparece en las colecciones: Mestrado Acadêmico em Direito - Dissertações Defendidas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MARINA NOGUEIRA DE ALMEIDA.pdf56.51 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.