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https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1193
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | ALMEIDA, Fernando Dácio de | - |
dc.contributor.author | PORTO, Arthur Araújo | - |
dc.date.accessioned | 2021-09-21T12:07:52Z | - |
dc.date.available | 2021-09-21T12:07:52Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | PORTO, Arthur Araújo. Método de dimensionamento DNIT x método mecanístico-empírico: comparação direta da simulação do desempenho mecânico de um trecho de rodovia. 2021. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) – Centro Universitário Unichristus. Fortaleza, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1193 | - |
dc.description.abstract | O presente estudo trata da análise e comparação de dois métodos de dimensionamento de pavimentos flexíveis: o método empírico e o método mecanístico-empírico, com o objetivo de analisar, por meio de simulação computacional, a estrutura do pavimento de uma rodovia, comparando os métodos. O objeto de estudo foi a rodovia BR-304, localizada no estado do Rio Grande do Norte, onde dados de tráfego e materiais da estrutura do pavimento foram utilizados para realizar os dimensionamentos com dados de CBR e com o software MeDiNa. Além disso, foram analisados os dados de um ensaio estrutural não-destrutivo, por meio da utilização do equipamento FWD, para realizar o procedimento de retroanálise do pavimento, utilizando o software BackCAP para a obtenção do módulo de resiliência (MR) das camadas do pavimento da BR-304. Nos resultados, obteve-se que a estrutura era incompatível com o tráfego calculado. Na retroanálise, conseguiu-se obter valores de MR que foram utilizados em um novo dimensionamento com o MeDiNa, apresentando resultado compatível com o que foi observado anteriormente no dimensionamento com o software mecanístico-empírico. Analisando os resultados, concluiu-se que o método empírico, pelo CBR, não consegue estimar, de forma correta, a estrutura ideal para atender ao tempo de projeto e ao tráfego, gerando a ocorrência de pavimentos sub ou superdimensionados. Outrossim, viu-se que o MeDiNa é mais confiável frente ao método usual, pois utiliza de teorias e cálculos matemáticos que conseguem prever o comportamento do pavimento, disponibilizando relatórios detalhados que permitem a execução de um planejamento para possíveis intervenções de reforço na estrutura do pavimento. A respeito da retroanálise, os resultados obtidos mostram que, por meio da sua forma de obtenção não-destrutiva, indireta e otimizada, a retroanálise funciona bem, apresentando, de forma rápida e satisfatória, a situação atual do pavimento. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Pavimentos flexíveis | pt_BR |
dc.subject | MeDiNa | pt_BR |
dc.subject | Retroanálise | pt_BR |
dc.subject | Dimensionamento | pt_BR |
dc.title | Método de dimensionamento DNIT x método mecanístico-empírico: comparação direta da simulação do desempenho mecânico de um trecho de rodovia | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.title.ingles | DNIT dimensioning method x mechanistic-empirical method: direct comparison of the simulation of the mechanical performance of a stretch of road | pt_BR |
dc.description.resumo_abstract | The present study deals with the analysis and comparison of two design methods for flexible sidewalks: the empirical method and the mechanistic-empirical method, with the objective of analyzing, through computer simulation, the sidewalk structure of a highway, comparing the methods. The object of study was the BR-304 highway, located in the state of Rio Grande do Norte, where traffic and material data of the sidewalk structure were used to perform the design with the CBR data and the MeDiNa software. In addition, data from a non-destructive structural test, using FWD equipment, were analyzed to perform the sidewalk backanalysis procedure, using the BackCAP software to obtain the modulus of resilience (MR) of the sidewalk layers of BR-304. In the results, it was obtained that the structure was incompatible with the calculated traffic. In the backcalculation, it was possible to obtain MR values that were used in a new design with MeDiNa, presenting a result compatible with what was previously observed in the design with the mechanistic-empirical software. Analyzing the results, it was concluded that the empirical method, by the CBR, can not correctly estimate the ideal structure to meet the design time and traffic, generating the occurrence of under or over dimensioned sidewalks. On the other hand, it was seen that MeDiNa is more reliable than the usual method, because it uses theories and mathematical calculations that can predict the behavior of the sidewalk, providing detailed reports that allow the execution of a planning for possible interventions for strengthening the sidewalk structure. Regarding the backanalysis, the results obtained show that, through its non-destructive, indirect and optimized form of obtaining, the backanalysis works well, presenting, in a fast and satisfactory way, the sidewalk's current situation. | pt_BR |
Appears in Collections: | Engenharia Civil - Trabalhos de Conclusão de Curso |
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